Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

I Encontro Técnico em Avicultura dispôs de palestras sobre principais temas do setor

Evento aconteceu no Centro de Ciências Agrárias da UFPB e reuniu 196 pessoas do setor

No Centro de Ciências Agrárias da UFPB, campus II, em Areia, aconteceu o I Encontro Técnico em Avicultura. Organizado pelo Grupo de Estudos em Tecnologias Avícolas (GETA) junto à UFPB, o evento reuniu 196 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação em Zootecnia, M. Veterinária e Agronomia e professores, da UFPB, UFRN, UFAL, UEC, UFCG, UFRPE, UFS e UNINASSAU e profissionais da área. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, na Paraíba.

Foram dois dias de palestras e mesa-redonda, abordando diferentes temas na produção de aves. Iniciando o ciclo de palestras, Dr. Carlos Eduardo (Cobb/G3 Avícola) tratou sobre “A importância da genética para o frango do futuro”, abordando os principais aspectos relacionados aos programas de melhoramento genético e sua participação no sucesso da produção de frangos de corte nos últimos anos.

Os aspectos relacionados à integridade intestinal é, sem dúvidas, um dos pontos que merecem grande atenção na criação de aves. A este respeito, durante o evento, duas palestras abordaram este tema. O Dr. Joram Saullu (Sanutre) abordou sobre “O impacto da integridade intestinal sobre a rentabilidade das aves” e o Dr. Renato Klu (De heus) tratou sobre a “Importância da qualidade do manejo na saúde intestinal”.

Com vasta experiência em manejo de frangos de corte, o Dr. Paulo de Deus (Genaves) e o Dr. Luciano Simões (Mauricéa Alimentos) abordaram temas o sobre “Manejo do incubatório para melhorar o desempenho dos pintinhos” e “Sistema de Integração para frangos de corte”, respectivamente.

A parte de sanidade avícola ficou por conta do Dr. Mauro Prata (Biovet), da Dra. Eva Hunka (Zoetis) e do Dr. Almir Albuquerque (Lanapa), que trataram sobre o “Controle de coccidiose aviária”, “Vacinação em avicultura” e sobre as “Principais doenças em uma granja de aves”, respectivamente. Ainda sobre os cuidados sanitários numa criação, o Dr. Maúricio Marchi (De Sangosse) abordou o tema “Manejo integrado de roedores em granjas”.

A nutrição e a tecnologia de formulação de rações para aves, são sempre temas relevantes e necessitam ser debatidos e desta vez não foi diferente. O Dr. Edgar Catellan (MCassab) abordou sobre “Fábrica de ração – recebimento de matéria-prima e fluxo de produção” e o Dr. Kaneo Nagata (DSM) tratou sobre “Conceitos práticos sobre nutrição de poedeiras”. Utilizando-se de ferramentas nutricionais, o Dr. Rafael Marques (Agroceres) falou sobre “Qualidade óssea e da casca de ovos de poedeiras” e o Dr. William Dick (Ibersan) falou sobre os aspectos do “Estresse oxidativo em aves”.

O evento foi encerrado pelo presidente Prof. Fernando Perazzo, que fez os agradecimentos aos participantes, instituição e empresas parceiras e relatou a importância do GETA na realização do evento. Aproveitou o momento e divulgou a data do II Encontro Técnico em Avicultura, que será nos dias 18 e 19 de setembro de 2019. Na oportunidade, o presidente fez o lançamento do Simpósio Internacional e Congresso Brasileiro de Coturnicultura (24 a 26 de outubro de 2018) e do I Encontro Técnico em Suinocultura (26 e 27 de abril de 2019), que passarão a integrar a agenda de eventos a serem realizados pelo GETA, juntamente com o IV Simpósio de Avicultura do Nordeste (11 a 13 de abril de 2018).