Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Iagro examina aves de seis frigoríficos

Agência Estadual de Controle Sanitário Animal e Vegetal (Iagro) está coletando amostras de seis frigoríficos de MS, a fim de que o Estado mantenha o status de área livre de New Castle.

Redação AI 27/11/2003 – 05h30 – Com objetivo de manter o status sanitário de área livre de New Castle, doença que acomete aves, o Iagro (Agência Estadual de Controle Sanitário Animal e Vegetal) está coletando, até o dia 15 de dezembro, amostras de seis frigoríficos de Mato Grosso do Sul que serão avaliadas no laboratório credenciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de Campinas (SP). Dos frigoríficos, cinco são de inspeção estadual e um federal.

O coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola em Mato Grosso do Sul, Odilon Rosa de Matos, explica que na semana passada foi iniciada a distribuição de material para sorologia. Ao todo são sete ciclos de sete semanas de testagem para validar o reconhecimento de área livre de New Castle pela OIE (Organização Internacional de Epizootia), ocorrido em setembro de 2002. Passada a fase de coleta em frigoríficos, o Iagro vai promover a coleta a campo, em aviários, a partir de janeiro.

O volume anual de abates de aves em Mato Grosso do Sul é de 114 milhões. No País a carne de aves corresponde a 64% do total de carnes exportadas e no Estado em várias ocasiões chega a ocupar a terceira posição no ranking da balança comercial.