Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

IB organiza treinamento para validação de métodos para análises laboratoriais

Evento debaterá maneiras de validar os métodos para realizar ensaios biológicos

IB organiza treinamento para validação de métodos para análises laboratoriais

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, organiza o Treinamento internacional: Validação de métodos (ISO/IEC 17025), que acontecerá em 22 de janeiro de 2018, às 8h30, na sede do Instituto, em São Paulo. O evento contará com palestras, exposições, exercícios e debates para a validação de métodos para a realização de ensaios biológicos, atendendo aos itens 5.2.2 e 5.4.5 da norma internacional ISO/IEC 17025, relacionada à qualidade.

O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Ricardo Bettencourt da Silva, apresentará a parte técnica da norma, trará exercícios relacionados aos métodos e um debate para validar ensaios biológicos. “Esse debate é o que irá engrandecer nosso evento, já que contará com a contribuição de dúvidas e experiências de todos os participantes”, diz a pesquisadora do IB e organizadora, Simone Miyashiro. Os professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ossamu Hojo e Fernando Luis Fertonani, ministrarão palestras introdutórias ao assunto.

O evento é importante por conta dos requisitos da norma ISO/IEC 17025, relacionada à gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração, que exigem a validação de métodos. “Entretanto, não há metodologias pré-definidas para validar todos os tipos de ensaios biológicos, por isso, é necessário estudar as diferentes ferramentas disponíveis”, diz Simone.

O treinamento também é considerado uma atualização. O assunto já foi apresentado durante o treinamento de estimativa de medição aplicada a métodos, realizado em 2016. Esta edição traz também uma análise das mudanças realizadas na norma 17025, que foi revisada. “Vamos confirmar os possíveis métodos que se adequam à versão 2017 da norma e discuti-los”, diz a pesquisadora.

O evento é aberto ao público externo, principalmente para representantes de diversos órgãos e institutos de pesquisa que estão em fase de implementação de normas ou que já foram acreditados. “É importante reunir pessoas que estão começando com quem já tem experiência para que ocorra um debate melhor”, diz Simone.

Todas as unidades laboratoriais do IB em São Paulo, Descalvado e Bastos estão acreditadas pela Cgcre-INMETRO com base na norma ISO 17025. “O Governo do Estado de São Paulo investiu nos últimos anos em infraestrutura e modernização dos laboratórios. Isso permitiu a acreditação pelo INMETRO e o credenciamento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), certificando a qualidade e garantia dos resultados de nossos serviços”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

Os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal e Vegetal do IB agregam unidades laboratoriais que realizam ensaios para diagnóstico de sanidade animal e vegetal. Ao todo, as unidades laboratoriais realizam 40 tipos de ensaio para pragas e doenças em animais e plantas. O Centro oferece, aproximadamente, 350 tipos de exames, realizando 162 mil ensaios, por ano, em média, solicitados, principalmente, por órgãos oficiais, como as Defesas Agropecuárias e o Mapa.

“Eventos como esse são importantes para transferência de tecnologia e aperfeiçoamento das atividades, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Serviço

Treinamento Internacional- Validação de Métodos (ISO/IEC 17025)

Data: 22 de janeiro de 2018.

Horário: das 8h30 às 17h.

Local: Instituto Biológico.

Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252. Vila Mariana. São Paulo – SP

Inscrição: http://eventos.fundepag.br/pagina.php?link=506e1672063a5f2d0236013f033f