Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

IBGE propõe debate de nova classificação para os espaços rurais e urbanos

A publicação propõe a discussão sobre critérios utilizados na delimitação do território nacional

IBGE propõe debate de nova classificação para os espaços rurais e urbanos

2017O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou hoje a publicação “Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil – uma primeira aproximação”, que propõe a discussão sobre critérios utilizados na delimitação do território nacional. O objetivo do estudo é aperfeiçoar a divulgação do Censo Demográfico de 2020 e oferecer a sociedade os avanços na diferenciação das áreas rurais e urbanas, para que possam servir de base para a otimização de políticas públicas e de planejamento privado.

A publicação apresenta uma classificação dos espaços rurais e urbanos por município e define três critérios básicos para a elaboração dos dados: a densidade demográfica, a localização em relação aos principais centros urbanos e o tamanho da população. Após analise, os municípios são caracterizados em urbanos, rurais ou intermediários. A metodologia usada e aplicada nos índices está alinhada com padrões internacionais, como as da União Europeia e Estados Unidos, permitindo uma comparabilidade com os resultados brasileiros.

A publicação propõe à discussão da nova delimitação rural-urbana adequada as iniciativas da Nova Agenda Urbana, adotada pelos 167 países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os dados estão disponíveis em formato digital na Plataforma Geográfica Interativa que incorpora em um mesmo ambiente todos os dados contidos no projeto. Com informações da Agência de Notícias IBGE.