Alltech AI
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Minas Gerais

IMA orienta produtores sobre avicultura de pequena escala

Ação destaca a regularização da criação de galinhas poedeiras, entre outras exigências da legislação, com o objetivo de ampliar a qualidade e valorizar a produção

Redação, com informações MG
12-Mai-2022 08:50

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), orienta produtores sobre a regularização da criação de galinhas poedeiras e entreposto de ovos.Com a realização do evento Dia de Campo em avicultura de pequena escala, o instituto também divulga o Programa Certifica Minas e promove a integração entre agricultores, extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA.

Em edição recente, o programa organizado pelo chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, e pelo extensionista da Emater-MG de Florestal, Wesley Luiz Fialho, contou com a colaboração dos médicos veterinários do IMA, Izabella Hergot, Maurício Pontes e Giuliana de Oliveira, que ministraram palestras e esclareceram dúvidas do público.

O Dia de Campo contou com 58 participantes no auditório da UFV/Campus Florestal, atentos às explanações dos técnicos sobre a sanidade avícola, Programa Certifica Minas e regularização de entreposto de ovos. Após as palestras, o módulo prático foi realizado no Sítio da Santinha, zona rural da localidade de Ribeirão do Ouro, em visita um empreendimento avícola em pequena escala registrado pelo Programa de Sanidade Avícola.

O chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, ressaltou a sinergia e troca de conhecimentos entre os participantes. “Alinhamos informações técnicas com o pequeno produtor, que é o elo mais importante da cadeia produtiva, além de trocar conhecimentos com extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA. Todos tiveram oportunidade de conhecer diversos fatores que envolvem a regularização. É possível regularizar e ter a tranquilidade de colocar um produto de qualidade na mesa dos consumidores”, analisou.

Sanidade avícola

Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, a médica veterinária do IMA, Izabella Hergot, lembrou que Minas é referência no desenvolvimento de ações de defesa sanitária voltadas para a avicultura. “As medidas de biosseguridade e o controle do trânsito de aves se tornaram as principais formas de proteção das granjas. O trabalho de vigilância sanitária nas granjas favorece o avicultor também na ponta da cadeia produtiva. As granjas precisam cumprir corretamente os quesitos socioambientais e higiênico-sanitárias exigidos. Do manejo sanitário à alimentação, as regras são claras e bem definidas”, explicou.

Na Defesa Sanitária Animal, seguindo o exemplo da avicultura industrial de grande porte, produtores de pequena escala de Minas Gerais responsáveis por granjas comerciais de postura e de corte com até mil aves alojadas se destacaram nos últimos anos por adotarem a biosseguridade nos estabelecimentos.  

“O IMA tem dado atenção especial a esses avicultores que, assim como os de grande porte da indústria, são fundamentais para o fortalecimento da avicultura mineira. E, obtendo o registro, os avicultores podem solicitar voluntariamente as auditorias da certificação”, reforçou.

O produtor pode enviar suas dúvidas sobre registro de granja, entreposto de ovos e certificação de granja caipira para o e-mail do escritório do IMA de sua região. Veja aqui.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade