Tecnologia

Impulsionado pelo agronegócio, uso de drones por empresas vai crescer 84% no mundo em 2016

A venda de drones para uso comercial vai subir 84% neste ano, chegando a US$ 481 milhões, segundo a empresa de pesquisa Juniper. O avanço será impulsionado pelo setor agrícola, que responderá por 48% das vendas neste ano. A vigilância, o mapeamento e o acompanhamento das plantações são os principais usos previstos por conta dos custos mais acessíveis.

Outro segmento de destaque, segundo a Juniper, é de TV e cinema. Uma categoria emergente e de bastante interesse, a das entregas feitas por drones, deve ter seu avanço limitado por conta de preocupações com privacidade e segurança, especialmente em áreas urbanas.

“Os reguladores estão muito preocupados, e com razão, que o uso de drones nessas áreas possa levar a um aumento significativo de colisões fatais com carros e até mesmo pedestres”, disse Windsor Holden, analista da Juniper, em comunicado.

Também há o risco de sequestro de aeronaves por terroristas, o que poderia resultar na entrega de explosivos em regiões com alta concentração de pessoas, elevando a probabilidade de mortes em caso de detonação.