Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Inclusão de emulsificante em dietas de aves poedeiras

Objetivou-se com este trabalho avaliar a suplementação de emulsificante exógeno Lipocel (L) em dietas de poedeiras 

Inclusão de emulsificante em dietas de aves poedeiras

AviculturaO setor avícola vem buscando a utilização de aditivos visando ganho em produção, desempenho e qualidade de ovos. Os emulsificantes vêm ganhando amplo espaço na nutrição de aves pelos benefícios que esta suplementação oferece, destacando-se o melhor aproveitamento da energia das rações e melhor absorção de nutrientes, reduzindo assim os custos com alimentação. Os emulsificantes exógenos contribuem em promover a incorporação de ácidos graxos no interior das micelas, melhorando a utilização dos lipídeos e o desempenho de frangos. Objetivou-se com este trabalho avaliar a suplementação de emulsificante exógeno Lipocel (L) em dietas de poedeiras com diferentes níveis de energia metabolizável (EM) e seus efeitos sobre o desempenho.

Material e métodos

O experimento foi conduzido no setor de avicultura do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí, no período de março a junho de 2015, utilizando 400 poedeiras semipesadas Hisex Brown com 50 semanas (início da pesquisa) até 72 semanas de idade. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e dez repetições com OITO aves cada. As rações foram formuladas de acordo com Manual da Linhagem Hisex, a base de milho e farelo de soja, com inclusão de 2% de óleo degomado de soja. O emulsificante utilizado (Lipocel) é composto por mono e diglicerídeos de ácidos graxos (nível de garantia: mín. 100,0 g/kg). As dietas foram isonutritivas, com exceção dos níveis de EM. Os grupos experimentais foram:

CP: dieta controle positivo (CP) com 2.780 kcal/kg de EM, sem a inclusão de Lipocel (L).

CP+L: dieta CP suplementada com L (100g/ton.);

CN2745+L: dieta controle negativo (CN) com 2.745 kcal/kg de EM suplementada com L (100g/ton.);

CN2710+L: dieta CN com 2.710 kcal/kg de EM suplementada com L (100g/ton.);

CN2675+L: dieta CN com 2.675 kcal/kg de EM suplementada com L (100g/ton.).

Foram avaliados a produção de ovos (PO), consumo de ração (CR), peso médio do ovo (PMO), Conversão alimentar (CA) e ovos viáveis (OV). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

 

Leia o conteúdo na íntegra AQUI. 

.