Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Incubatório Dália deverá atingir meta de 280 mil pintinhos até o final do ano, chegando a 100% da capacidade de incubação da planta

Volume atual é de 175 mil pintinhos/dia, sendo todos os ovos provenientes do Matrizeiro ASA

Incubatório Dália deverá atingir meta de 280 mil pintinhos até o final do ano, chegando a 100% da capacidade de incubação da planta

Incubatório DáliaNo mês de setembro, outro empreendimento do Programa Avícola da Cooperativa Dália Alimentos completará um ano de atividades. Será o Incubatório, localizado na comunidade Palanque Pequeno, distante três quilômetros da RSC-453, no município de Mato Leitão.

Edificado em uma área afastada de qualquer tipo de outra instalação avícola e protegido por barreiras sanitárias, físicas e naturais, o Incubatório consiste na segunda etapa do processo de produção que envolve a cadeia produtiva do Programa Avícola estruturado pela cooperativa – sendo o primeiro o Matrizeiro ASA, localizado em Vale Verde; o terceiro os condomínios, localizados em nove diferentes municípios; e o último, e não menos importante, o frigorífico, situado em Palmas, na cidade de Arroio do Meio.

De acordo com o encarregado pelo Incubatório, Marcelo Santos, no dia 23 de setembro a unidade completará o primeiro ciclo de atividades e, nos últimos 11 meses, foram registrados bons índices de produção e produtividade. “Embora nova, a planta vem atingindo resultados zootécnicos satisfatórios, com excelente qualidade de pintinhos com um dia de vida. Agora, 100% da matéria-prima é da Dália Alimentos, oriunda do Matrizeiro ASA, responsável por entregar ao Incubatório ovos com alta qualidade, controle sanitário e rastreabilidade, garantindo a eficiência produtiva que almejamos”.

A unidade em Mato Leitão funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. São 26 funcionários capacitados e divididos em três turnos de trabalho, priorizando a qualidade e eficiência do produto final, que são os pintinhos. Ainda, segundo Marcelo, a produção semanal está em 175 mil aves, com a estimativa de atingir a meta de 280 mil pintinhos até o final de 2021, chegando a 100% da capacidade de incubação da planta. “Nossa meta é fechar com o volume de 6,3 milhões de pintinhos entregues em um ano de atividades”.

Para Marcelo, incrementar os rendimentos do Incubatório, ou seja, ovos incubados versus pintinhos nascidos, significa produzir um volume satisfatório e de acordo com a linhagem da matriz, com animais saudáveis, fortes e uniformes, requisitos básicos para alcançar os objetivos e as metas. “A Dália Alimentos disponibiliza da melhor tecnologia de incubação, de máquinas com a mais recente tecnologia neste segmento”, ressalta.

Pintinhos incubatório DáliaEle também explica sobre a importância de evitar perdas causadas por contaminações ou doenças, garantindo toda a biosseguridade que o local exige. “É essencial que o incubatório disponha de equipamentos e sistemas eficientes de desinfecção. Ovos e pintinhos precisam ser mantidos em um ambiente climatizado, desde o momento em que os ovos embrionados chegam ao incubatório até o momento em que os pintinhos são transportados aos condomínios avícolas para a produção de frangos de corte”, ressalta.