Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Indicador Ipea de Investimentos registra alta de 0,4% em fevereiro

O resultado foi influenciado pelo crescimento de 2,9% no consumo aparente de máquinas e equipamentos

Indicador Ipea de Investimentos registra alta de 0,4% em fevereiro

Os investimentos avançaram 0,4% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro. É o que mostra o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) divulgado nesta quinta, 04, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em relação a fevereiro de 2018, o aumento foi mais expressivo: 10,1%. Com isso, o crescimento acumulado em 12 meses chegou a 5,2%.

A Formação Bruta de Capital Fixo é composta por três componentes: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) apresentou crescimento de 2,9% em fevereiro, frente a janeiro, sendo o responsável pelo bom desempenho da FBCF no período. Entre os componentes do Came, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações cresceu 43,5%, a importação de bens de capital caiu 47,1%.

A queda das importações sucedeu uma forte alta em janeiro, que foi resultado de operações de comércio exterior de plataformas de petróleo, e provocaram fortes oscilações nas exportações e importações de máquinas e equipamentos. Por sua vez, a construção civil fechou fevereiro deste ano com recuo de 1,2% ante janeiro. O terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, também apresentou queda (0,6%) no período.

Na comparação com fevereiro de 2018, o desempenho foi heterogêneo. Enquanto o Came cresceu 17,5%, a construção civil registrou variação negativa (0,8%). Por fim, os outros ativos fixos cresceram 3,7% em relação a fevereiro do ano passado.