AveSui2021

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe em novembro

Para a CNI, confiança está cada vez mais intensa e disseminada

Agência Brasil
16-Nov-2020 09:30

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu 1,1 ponto frente a outubro e atingiu 62,9 pontos em novembro. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na sexta-feira (13), a confiança está cada vez mais intensa e disseminada no setor industrial e o indicador situa-se mais próximo ao pico pré-pandemia: 64,7 pontos em fevereiro.

O indicador varia de 0 a 100 pontos, sendo que todos os valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes e melhora da situação corrente ou expectativa otimista.

A CNI destacou que, desde agosto, o ICEI retrata confiança ao registrar valores acima da linha dos 50 pontos.

Melhora da economia
Para a entidade, o aumento da confiança foi estimulado pela melhora da percepção sobre as condições atuais das empresas e da economia brasileira em relação aos últimos seis meses.

AveSui2021_dentro

Já as expectativas para os próximos seis meses variaram pouco, mas seguem otimistas. Em novembro, o Índice de Expectativas registrou 64,8 pontos, praticamente não variando em relação a outubro: aumento de 0,3 ponto.

A pesquisa contou com entrevistas a 1.395 empresas, sendo 539 de pequeno porte, 526 de médio porte e 330 de grande porte, entre 3 e 9 de novembro.
Edição: Kleber Sampaio