Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Indonésia pede que avicultores descartem ovos e poedeiras

O preço médio de venda da carne de frango despencou 25% este ano, para 30.050 rupias (US$ 2) por quilograma

Na tentativa de recuperar os preços do frango o governo da Indonésia está pedindo que os avicultores descartem 10 milhões de ovos ou os. O governo espera que uma redução no número de ovos férteis diminua o suprimento de frango e aumente os preços de varejo que estão próximos da mínima de três anos.

Embora os consumidores possam ficar satisfeitos com o menor custo do frango – uma das fontes mais baratas de proteína animal em um país onde milhões de pessoas sobrevivem com menos de US$ 2 por dia -, tem sido uma luta para os criadores. O governo quer aumentar os preços das fazendas para apoiar a indústria avícola.

O preço médio de venda da carne de frango despencou 25% este ano, para 30.050 rupias (US $ 2) por quilograma, de acordo com o Center for Information of Strategic Food Price, administrado pelo banco central. Essa é a menor desde pelo menos julho de 2016, quando o centro começou a compilar os dados.

“A única maneira de fazer algo a respeito é descartando 10 milhões de ovos”, disse I Ketut Diarmita, diretor geral de Pecuária e Saúde Animal. Isso terá um impacto psicológico no mercado, disse ele.

O plano segue uma ordem, em junho pediu para abater poedeiras com mais de 68 semanas de idade para garantir que os criadores obtenham bons preços por seus rebanhos.

Pelo menos 45 empresas de criação de aves, incluindo o PT Japfa Comfeed Indonesia e o PT Malindo Feedmill, participarão do programa até 20 de setembro, de acordo com o ministério da Agricultura. O programa pode ter um impacto na situação de demanda e oferta em outubro e pode ajudar os avicultores a evitar mais perdas, disse Achmad Dawami, presidente da Associação de Criação de Aves da Indonésia, em mensagem de texto.

Os preços em queda atingiram os estoques dos produtores de aves. As ações da PT Charoen Pokphand Indonesia caíram 1,5% na quarta-feira, elevando as perdas totais deste ano para 34%. O Japfa Comfeed caiu quase 29% este ano, enquanto as ações da Malindo Feedmill caíram cerca de 36%.