Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

Indústria global de ovos adota posição formal sobre resistência antimicrobiana

Os líderes da indústria de ovos adotaram uma posição formal sobre resistência antimicrobiana em sua recente Conferência de Liderança Global em Kyoto, no Japão

Indústria global de ovos adota posição formal sobre resistência antimicrobiana

A Comissão Internacional do Ovo (IEC) endossou uma declaração a qual diz que seus membros apoiam e promoverão o uso responsável de todos os antimicrobianos para permitir a produção segura de ovos a longo prazo, salvaguardando a disponibilidade de ovos e derivados para os consumidores do mundo.

A declaração diz que o IEC:

  • Aceita que a resistência antimicrobiana, seja em humanos ou em animais, é uma questão de preocupação global;
  • Reconhece que a indústria do ovo é um utilizador limitado de antimicrobianos, mas que esta utilização limitada não afasta a necessidade de uma ação coordenada com outros organismos representativos de produtos animais e médicos humanos, através da abordagem One Health da OIE, OMS e FAO.
  • Encorajará a indústria do ovo a reduzir o uso de antimicrobianos, especialmente aqueles para os quais a resistência pode representar o maior risco global para a saúde humana e animal.
  • Acredita que a saúde e o bem-estar das aves no cuidado dos produtores devem permanecer primordiais e que os cuidados podem incluir o uso responsável dos antimicrobianos corretos.

Conhecimento sobre resistência antimicrobiana

Sua abordagem será garantir que todos os produtores estejam cientes do conhecimento atual sobre a resistência antimicrobiana e possam acessar novos conhecimentos quando e quando estiverem disponíveis. A IEC se esforçará para tornar o conhecimento sobre o assunto tão amplamente disponível quanto possível e estimular os governos e organizações a manter registros sobre o uso de antimicrobianos. E disse que não apoia o uso de Antimicrobianos Criticamente Importantes de Mais Alta Prioridade na agricultura animal.

Reino Unido lidera o caminho

O Reino Unido tem liderado o caminho nos últimos anos na redução de antimicrobianos nos setores de aves e ovos. O setor da galinha poedeira eliminou toda a utilização dos antimicrobianos de maior prioridade nos últimos dois anos.