Industrialização nos ovos e apanha automática de frangos

Está no AR a edição 1274 da revista Avicultura Industrial

Industrialização nos ovos e apanha automática de frangos

.

A MATÉRIA DE CAPA da Avicultura Industrial traz um panorama da evolução da apanha automática de frangos, tecnologia que chega ao País. Já comum na Europa, a automatização gera uma maior eficiência na coleta das aves no aviário, acompanhado de todo um sistema específico de transporte e entrega nos frigoríficos. O modelo automatizado pode ser a solução para um dos grandes pontos de prejuízos no setor avícola, que são as perdas causadas por hematomas e quebras em partes como asas e coxas na carcaça da ave, decorrentes da apanha manual nos aviários, além da mortalidade durante o processo de transporte.

No mundo, a apanha automatizada já existe há cerca de 50 anos. Chega ao Brasil com atraso, se mensurarmos a importância da nossa avicultura. O sistema lançado no país passou por um intenso processo de adaptação às condições e realidade brasileiras. Foram cinco anos de testes e estudos feitos no campo e em frigoríficos antes de o sistema ser lançado. Em um mercado altamente competitivo e com necessidade de ganhos cada vez maiores de eficiência, um sistema automatizado como esse pode representar uma verdadeira revolução na avicultura, contribuindo para ampliar ainda mais a sua já alta competitividade.

O mercado de ovos processados vem crescendo no Brasil nos últimos anos. REPORTAGEM ESPECIAL destaca a praticidade de uso e conservação estão entre os fatores-chave para esse aumento de demanda. Quem puxa esse crescimento é o setor alimentício, mas opções para o consumidor final também estão chegando ao mercado, principalmente em ovos cozidos prontos para consumo. Fortes investimentos têm sido feito no país nessa área. A Netto Alimentos, por exemplo, inaugurou em Iacri (SP) a maior indústria processadora de ovos da América Latina. Além disso, o mercado brasileiro também passou a dispor de empresas que comercializam tecnologias de ponta para todos os processos que envolvem a industrialização do ovo, como pode ser visto em matéria publicada nessa edição.

Uma boa leitura!

Humberto Luis Marques