Mercado Interno

Inflação acumulada no preço da carne nos últimos 12 meses chega a quase 10% na Grande SP

O frango, que tinha virado alternativa para a carne bovina, também teve alta. Nos últimos 12 meses, o preço do frango em pedaços subiu quase 40%, segundo o IBGE

A inflação acumulada no preço da carne bovina na região metropolitana de São Paulo chegou a 9,48% em 12 meses. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) do estado, o preço médio da carne moída de primeira na capital ficou em torno R$ 39 no mês de outubro, o contra filé R$ 48 e o coxão mole R$ 42.

A alta do câmbio e a inflação, aumentaram os preços dos insumos para a criação de gado, como a ração, por exemplo. Isso e o período de entressafra no campo, aumentaram ainda mês os preços dos produtos.

O tradicional peru de Natal também foi afetado: 4 kg estão custando em torno de R$ 100.

Na região metropolitana, a carne bovina acumula alta de 9,48% nos últimos 12 meses. No entanto, de outubro para novembro, alguns cortes tiveram uma pequena redução, de 1,29%.

“Em 1kg você gasta cerca de R$ 42. Comprei 1kg de miolo de acém e foi isso. No ano passado, estava em torno de R$ 26”, afirma a aposentada Maria Cecília Santos da Silva.

Aumento do frango

O frango, que tinha virado alternativa para a carne vermelha, também teve alta. Nos últimos 12 meses, o preço do frango em pedaços subiu quase 40%, segundo a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“Parte do consumidor da carne bovina migrou para a carne branca, e esse aumento da demanda fez com que os produtos movimentassem esses preços, que acabaram subindo”, afirma Jefferson Mariano, analista socioeconômico do IBGE.