Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeção

Influenza Aviária deve influenciar mercados no primeiro semestre, aponta Rabobank

No caso da carne, Brasil e Estados Unidos vão capturar parte das exportações perdidas da Europa nos mercados da Ásia, América Central e Oriente Médio

Influenza Aviária deve influenciar mercados no primeiro semestre, aponta Rabobank

Desde de o início do ano a Influenza Aviária tem feito forte pressão no Hemisfério Norte. Japão, Coreia do Sul, Rússia, UE e Reino Unido foram fortemente afetados. Segundo relatório Poultry Quarterly do Rabobank,isso já está levando a um fornecimento relativamente baixo na Coreia do Sul (mais de 25 milhões de aves abatidas), Japão e Rússia, enquanto também pressiona os produtores da UE a fornencer menos aves, prejudicando as empresas locais nesses países. Do ponto de vista do mercado, isso levou a alguma pressão de alta sobre os preços, especialmente na Coréia do Sul e, em menor medida, no Japão e na Rússia.

De acordo com o banco, além do impacto no fornecimento local, a Influenza Aviária também interrompe o comércio global de carne de aves e ovos para incubação. Esse é especialmente o caso das restrições impostas aos principais exportadores da Europa, como Holanda, Polônia, França e Reino Unido.

O relatório aponta que no caso da carne, Brasil e Estados Unidos vão capturar parte das exportações perdidas da Europa nos mercados da Ásia, América Central e Oriente Médio. No caso de restrições ao comércio de ovos para incubação, isso leva à ruptura das cadeias de valor das aves na Europa Oriental, Oriente Médio e África, onde a Europa é um grande fornecedor. No caso da Rússia, foi um alerta para o governo e a indústria russos implementar planos para reduzir a dependência das importações de reprodutores da Europa.