Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Influenza aviária mata 25 mil perus na Polônia e mais casos são relatados

A polícia polonesa está bloqueando o acesso à área afetada a não residentes.

Autoridades do leste da Polônia afirmam que a gripe aviária é responsável pela morte de pelo menos 25.000 perus em granja perto das fronteiras do país com a Ucrânia e a Bielorrússia.

As autoridades veterinárias polonesas na quinta-feira planejavam abater dezenas de milhares de aves na área de Lubartow, uma importante região de avicultura. A polícia está bloqueando o acesso à área afetada a não residentes.

O veterinário chefe da província de Lublin, Pawel Piotrowski, confirmou que o mortal vírus H5N8 foi responsável pelas mortes de perus em duas fazendas na vila de Stary Uscimow, a 45 quilômetros das fronteiras com a Ucrânia e a Bielorrússia.

Não ficou claro como o vírus da gripe aviária chegou às fazendas.

Mais casos registrados

Mais dois surtos da doença foram registrados na Polônia em lados opostos do país, disseram autoridades nesta sexta-feira (03), elevando para cinco o número total de incidentes no maior produtor de aves da Europa nesta semana.

Um dos surtos da cepa H5N8 foi relatado na região leste de Lubelskie, em uma fazenda a cerca de 500 metros de onde três casos de perus foram registrados nesta semana.

Até então, a Polônia não apresentava um surto de gripe aviária desde 2017.

No último caso na região de Lubelskie, 13.000 aves da Guiné foram afetadas, disse o veterinário regional Pawel Piotrowski.

Um surto da cepa H5N8 também foi confirmado em uma fazenda de frangos em Przygodzice, na região oeste de Wielkopolskie, informou a Inspeção Geral de Veterinária da Polônia em comunicado.

A agência de notícias estatal PAP informou que 65.000 galinhas foram afetadas em Wielkopolskie.

“Ainda não temos os resultados dos testes, mas já sabemos que é positivo”, disse Piotrowski à Reuters por telefone, acrescentando que as aves da Guiné seriam abatidas.

Ele disse que mais de 50.000 aves poderiam ser afetadas em Lubelskie e havia um grande risco do vírus se espalhar na área, pois havia muitas fazendas de aves próximas.

“A área foi protegida contra pessoas que não deveriam estar lá … estamos nos concentrando em limpar os recintos onde as aves foram afetadas”, disse ele.As autoridades locais disseram em comunicado na terça-feira que o vírus era um subtipo da gripe aviária H5N8 altamente patogênica, que também pode representar riscos para os seres humanos.

Piotrowski disse que, embora o perigo para os seres humanos não possa ser completamente descartado, o risco de infecção é muito menor do que nos pássaros para os quais pode ser mortal.