Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária: Vietnã confirma diagnóstico da doença no país

Esta é a primeira vez que a doença é detectada em território vietnamita, afirma o governo local.

Redação AI 12/01/2004 – 05h30 – O Vietnã diagnosticou como influencia aviária a doença que matou milhares de frangos no país. No início da semana, autoridades locais haviam informado que as aves tinham sido infectadas por cólera. Mas sexta-feira (09/01) o ministro da Agricultura desmentiu a notícia, afirmando que as indicações preliminares estavam erradas.

Esta é a primeira vez que a influenza aviária é detectada em território vietnamita, afirma o governo local. Testes para determinar o tipo de vírus e se a doença pode ameaçar a saúde humana já estão sendo realizados no exterior. Entre 1997 e 1998, uma variante da doença matou seis pessoas em Hong Kong.

Todas as galinhas com suspeita de estarem infectadas serão incineradas por ordem do Primeiro Ministro do País, Nguyen Tan Dung, e todas as propriedades em questão serão mantidas em quarentena.

O país entra, no próximo dia 21, na comemoração de seu ano novo, festa considerada a maior do ano, que seguirá até o dia 27. Os frangos estavam sendo preparados justamente para serem consumidos no período. A sopa de espaguete com galinha é um dos pratos mais tradicionais entre a população.

Duas semanas atrás foram reportadas as mortes de cerca de 50 mil cabeças em duas províncias localizadas ao sul do País: Long An e Tien Giang.

Até o final de 2003, levantamentos locais apontavam que o Vietnã possui cerca de 254 milhões de frangos, mas o país não chega a exportar sua produção.