Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Inovações inteligentes de aves oferecem novos insights

Utilizando tecnologia avançada para monitoramentodo bem-estar animal, saúde, impacto ambiental e parâmetros de produção, os agricultores visam reduzir o trabalho e o uso de recurso

Inovações inteligentes de aves oferecem novos insights

Embora não haja substituto para a boa manufatura, a robótica, a automação, o Big Data e outras inovações estão desempenhando um papel cada vez maior na produção avícola de sucesso. Essa tendência foi destacada durante o seminário mundial de aves em conjunto com a VIV Europe e o Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA) na Holanda.

O seminário sobre agricultura inteligente ProGrica da Poultry World analisou mais detalhadamente as estratégias nutricionais inteligentes e ofereceu novos insights sobre a gestão e como os agricultores podem usar o Big Data para melhorar a produção de aves.

Nutrição inteligente

Globalmente, os produtores de aves enfrentam muitos desafios de saúde. Para compensar alguns desses desafios e melhorar o desempenho, você precisa ter um bom programa, disse Daniel Ramirez, da Nutriad, Bélgica. É sua convicção que um programa forte começa com uma boa genética e é seguido por uma estratégia de gestão clara que enfatiza a saúde e a nutrição. Hoje, explicou Ramirez, com redução de antibióticos na vanguarda, os produtores devem primeiro se concentrar em diminuir o risco e melhorar o estado de saúde em primeiro lugar. Ele sugere uma abordagem holística que melhore a saúde intestinal por meio do uso de probióticos. Aves com um status imune efetivo, ele disse, serão capazes de responder melhor aos estressores mais tarde.

Dados, sensores e robótica

Utilizando tecnologia avançada que visa o monitoramento automático em tempo real do bem-estar animal, saúde, impacto ambiental e parâmetros de produção, os agricultores inteligentes visam reduzir o trabalho e o uso de recursos, ao mesmo tempo em que melhoram o bem-estar animal. Lenny van Erp da HAS Den Bosch, na Holanda, destacou exemplos de tecnologias inteligentes que melhoram a produção em todo o mundo. No Reino Unido, por exemplo, uma empresa chamada AgriCamera.co.ukfornece câmeras de vigilância que podem ser usadas para monitorar frangos no celeiro. Os agricultores estão encontrando valor na tecnologia de vigilância óptica e térmica, pois permitem estudar o comportamento e fazer ajustes nos sistemas ambientais e de gestão que melhoram tanto o desempenho quanto o bem-estar, disse van Erp. O som também é interessante para medir em aves de capoeira, continuou van Erp. “A maioria dos animais vocaliza e isso significa algo”, disse ela, apontando que pássaros com melhor desempenho fazem menos barulho. Diferentes tipos de robôs podem ser usados ??como uma plataforma para vários sensores para contornar o galpão.

Iluminação inteligente

Como seres humanos, as aves precisam de um ciclo adequado de dia e noite. Quando as aves têm um horário dia / noite regular, elas desenvolvem os ritmos diurnos adequados, que são importantes para as funções, como a produção de melatonina. Pesquisas mostram que o fornecimento de um ciclo adequado pode ajudar a melhorar a saúde e o status imunológico, a mobilidade e o estado de alerta.

Steven Mitchell, gerente de marketing da Greengage UK, deu uma palestra sobre a importância do design de iluminação. Usando um painel de controle digital, os agricultores podem criar ciclos de luz sofisticados, incluindo aqueles que imitam ciclos naturais de dia e noite, disse Mitchell. A pesquisa da empresa, disse ele, mostra que, sob as configurações corretas, as aves exibem um comportamento de empoleiramento saudável que leva a uma redução nos ovos do chão. O projeto de iluminação também é crucial para manter as aves uniformemente espalhadas para evitar problemas como empilhar e sufocar. Evidência da empresa sugere que o uso de sistemas de iluminação Greengage também pode aumentar o peso de frangos de corte, disse o Sr. Mitchell. “A partir de testes que tivemos, a métrica é que o que você ganha para uma ave com um peso médio de 2,75 kg mata peso – você recebe um aumento de pouco menos de 0,03 € por ave”, disse ele.

Juntando tudo

Os avicultores de hoje não têm isso fácil. As aves atingem o peso morto mais rapidamente e, globalmente falando, as margens financeiras são mais fortes. Bem-estar animal e saúde animal são preocupações fundamentais, mas difíceis de explicar aos consumidores. A escassez de mão de obra também apresenta problemas, e os agricultores não querem trabalhar 7 dias por semana, sacrificando tudo pela fazenda. O quarto e último orador da sessão especial de aves de capoeira, David Speller, proprietário do Applied Group no Reino Unido, abordou essa questão, apontando a tecnologia como a solução para alguns desses problemas. Em sua fazenda, o Sr. Speller monitora o uso da água, as mudanças de odor no celeiro e a mudança comportamental do lote como resultado de programas de iluminação. Ele até usa o robô ChickenBoy mencionado anteriormente por Lenny van Erp. “Meu negócio está se tornando um laboratório vivo para eu encontrar minhas próprias respostas”, disse ele.

Abraçando o futuro significa ajudar os agricultores na tarefa de análise de dados, explicou o Sr. Speller. “Nem todo agricultor tem as habilidades para controlar alguns desses sistemas modernos”, disse ele. “Temos que fazer isso de maneira inteligente e aceitar que não podemos fazer tudo sozinhos. Abrace oportunidades que estão por aí. ”

A OPTIfarm oferece um serviço de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, que extrai e analisa o conhecimento da fazenda e transforma um sistema de alarme em algo acionável. “Conhecemos problemas antes que eles aconteçam porque estamos reunindo todas essas informações”, continuou ele. “Usamos todas as habilidades técnicas do equipamento porque temos especialistas no fim da linha fazendo isso acontecer.” “Agora podemos começar a demonstrar padrões de bem-estar porque temos mais informações e mais conhecimento”, ele explica. contínuo. “E estamos usando testes comerciais em nossas fazendas e reduzindo riscos. Nossa companhia de seguros nos dá descontos para isso, então estamos economizando dinheiro com isso também ”.

Embora não haja substituto para uma boa manufatura, se usados ??adequadamente, a robótica, a automação e o Big Data têm o potencial de melhorar amplamente a saúde, a segurança e o bem-estar na produção de aves. A parte complicada é escolher a tecnologia certa para cada problema específico e ser capaz de analisar os resultados de uma maneira que forneça resultados acionáveis, e não pilhas de dados confusos.