Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Instituto Agrícola da Colômbia pede a produtores que não usem medicamentos veterinários sem registro

Segundo a entidade, o uso de produtos veterinários que não foram avaliados e aprovados pela ACI colocam em risco a vida de animais e pessoas, por serem medicamentos fabricados de forma clandestina e fraudulenta

Instituto Agrícola da Colômbia pede a produtores que não usem medicamentos veterinários sem registro

O Instituto Agrícola da Colômbia, (ICA) está orientando os produtores de animais e a comunidade em geral a usar medicamentos e outros produtos veterinários, como testes homeopáticos, cosméticos, fitoterápicos e de diagnóstico, somente quando estes tenha o registro do instituto. 
 
Segundo a entidade, o uso de produtos veterinários que não foram avaliados e aprovados pela ICA colocam em risco a vida de animais e pessoas, por serem medicamentos fabricados de forma clandestina e fraudulenta, sem controle de qualidade. Além disso, o consumidor não conhece os insumos utilizados e as condições higiênicas de sua preparação. 
 
“Devido à situação atual que o mundo está passando, empresas clandestinas começam a comercializar produtos para desinfetar as áreas de contato de animais de estimação com o meio ambiente, ignorando a formulação do produto, expondo os animais a lesões de pele, envenenamentos, entre outros. outras conseqüências de alto risco para a saúde e que, além disso, geram excedentes de custos no tratamento e gerenciamento de lesões pelos proprietários que usam esses produtos ”, afirmou Aura María Pulido, diretora técnica de Segurança e Suprimentos Veterinários da ICA. 
 
Dada a necessidade do setor farmacêutico veterinário, produtores de gado e donos de animais devem ter esse tipo de produtos veterinários que contribuam para o controle da pandemia pelo COVID-19, a ICA continua trabalhando para avaliar rapidamente a pedidos de registro e emissão de licenças legais de vendas para comercialização.
 
O funcionário lembra aos produtores de gado e ao público em geral que os medicamentos para uso animal são apenas para animais e devem ser prescritos por um médico veterinário e / ou veterinário zootécnico nos casos necessários. De maneira alguma eles podem ser usados ??em humanos. 
 
Um estudo sobre medicamentos ilegais para uso veterinário, realizado por A HealthforAnimals (Associação Mundial de Medicamentos para Animais) , estima perdas anuais para a indústria farmacêutica entre um bilhão e 2 bilhões de dólares e, além disso, alerta para o crescimento de um mercado negro de medicamentos para animais de estimação na União Europeia (UE) . 
 
Também explica que esses medicamentos estão presentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, que têm efeitos negativos na resistência antimicrobiana (RAM), no controle de doenças transmitidas por animais e na segurança e proteção de alimentos destinados a consumo humano. 
  
Risco de usar medicamentos para uso veterinário sem registro da ICA: 

  • Contenha uma quantidade diferente do ingrediente ativo original. 
  • Contêm ingredientes ativos totalmente diferentes. 
  • Contêm ingredientes tóxicos. 
  • Leve os dados do fabricante falsificados na embalagem. 
  • Foram completamente reembalados. 
  • Ter sido produzido em condições que não cumprem com o Bem      
  • Práticas Atuais de Fabricação. 
  • Não tendo sido transportado e armazenado corretamente. 
  • Desenvolvimento de patologias inerentes ao medicamento sem registro da ACI

 Como saber o que é um produto fraudulento: 
Sem registro da ICA. 
Nenhum número de lote.  
Sem data de validade.  
Alterações são encontradas. 
Data de vencimento ou validade expirada.  
O registro da ACI não corresponde ao medicamento. 
Letras impressas de forma ilegível. 
Ortografia incorreta das informações de rotulagem. 
Qualidade duvidosa do sistema de embalagem e fechamento.