Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São Paulo

Instituto Agronômico comemora 130 anos de inovação em favor da agricultura

Para comemorar a data, será realizado um ciclo de eventos, entre os dias 27 e 29 de junho

Instituto Agronômico comemora 130 anos de inovação em favor da agricultura

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 130 anos de atividades em 2017. Para comemorar a data, será realizado um ciclo de eventos, entre os dias 27 e 29 de junho, na sede do IAC em Campinas.

Criado em 27 de junho de 1887 pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II, o IAC iniciou seus trabalhos para assistir tecnicamente o desenvolvimento da cafeicultura nacional. No campo da fitossanidade, o IAC participa do melhoramento de plantas buscando resistência a pragas e doenças, para aumento de produção, sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica. O Agronômico e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são as únicas instituições que mantêm quarentenários ativos.

A estrutura do Instituto conta com 13 centros de pesquisa, sendo oito em Campinas e outros cinco nos municípios de Ribeirão Preto (cana-de-açúcar), Cordeirópolis (citros), Votuporanga (seringueiras e agroambientais) e Jundiaí (frutas, engenharia e automação). As unidades contam com 154 pesquisadores, 350 funcionários e 500 colaboradores, bem como alunos de pós-graduação nos cursos de Agricultura Tropical e Subtropical..

Todas as questões relacionadas ao meio ambiente, à ética e à capacidade de inovação tecnológica tornaram o Instituto líder na pesquisa responsável, com competência para prever e atender demandas do agronegócio.

7º Workshop em Bioeconomia

A comemoração dos 130 anos do IAC contará com o “7º Workshop em Bioeconomia: óleos essenciais, plantas aromáticas e medicinais”, coordenado pela pesquisadora Marcia Ortiz Marques (IAC), pelo pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pedro Melillo de Magalhães, e pelo diretor de Ciência e Tecnologia da Givaudan do Brasil, Maurício Cella.

O curso faz parte do Projeto de Políticas Públicas em Bioeconomia (PPPBio), conduzido pelo Agropolo Campinas-Brasil, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As inscrições poderão ser realizadas, em breve, por meio do site: http://www.agropolocampinasbrasil.org.