Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São Paulo

Instituto Biológico completa 89 anos

Secretário Arnaldo Jardim destacou que equipe simboliza o maior patrimônio do IB

Instituto Biológico completa 89 anos

Foto: Reprodução/SecomO Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou, em 7 de novembro, em sua sede, na Vila Mariana, São Paulo, cerimônia que marcou seus 89 anos de atividades e a abertura de sua 29ª Reunião Anual (Raib). O secretário Arnaldo Jardim destacou que o conjunto de pesquisadores, técnicos e equipe administrativa simboliza o maior patrimônio do IB.

O evento contou com o lançamento da logomarca alusiva aos 90 anos, que serão completados em 2017, e tem como slogan: inovando o presente. Também foi apresentado o mural artístico pintado por funcionários e comunidade do IB. “A ideia da funcionária Márcia Maria Rebouças, responsável pelo Centro de Memória do IB, era registrar esse lado mais humano, pessoal, do Instituto. Ao todo, foram 160 azulejos, provenientes de todas as unidades e departamentos, que traduzem um pouco a história e a alma do IB por meio da sensibilidade de seus colaboradores e usuários”, explicou Antônio Batista Filho, diretor do Instituto.

Arnaldo Jardim destacou que, embora o País ainda esteja passando por um momento de grandes incertezas, situação que exige repensar a função das instituições e os modelos de gestão, existem motivos para comemorar. “O trabalho desenvolvido na última década, por meio do programa de qualidade, permitiu que as análises realizadas pelo IB, com certificados de acreditação expedidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sejam reconhecidas no País e internacionalmente”.

Outra vertente que merece ser destacada, de acordo com o secretário, é a atenção que o IB dedica ao pequeno produtor. “O IB, por meio do Prosaf (Programa de Sanidade em Agricultura Familiar), adequa a tecnologia desenvolvida em seus laboratórios à realidade do agricultor familiar. É um conhecimento adaptado para ajudar quem mais precisa”, afirmou Arnaldo Jardim, lembrando que as pesquisas com o ácaro predador que permitem o controle biológico do seu homônimo rajado, o controle da mastite e do carrapato em rebanhos e o combate à mosca dos estábulos são bons exemplos dessa atuação.

A produção de antígenos com o objetivo de controlar e erradicar a Brucelose e a Tuberculose, assim como a realização de testes diagnósticos e o treinamento de médicos-veterinários também foi citada por Arnaldo Jardim. “Hoje pela manhã estive com Francisco Jardim, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em São Paulo, que solicitou que o IB aumentasse a produção para atender a demanda de outros Estados e países do Mercosul”, afirmou, ressaltando que, “por tudo isso, há sim o que comemorar. O IB está inovando para o futuro”.

Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), lembrou que: bio significa vida e logos, estudo; logo biológico é o que estuda a vida. Ressaltando que o Brasil tem sido instado por organismos internacionais a produzir mais e melhor para alimentar o mundo. No entanto, as exportações brasileiras de proteína animal não podem prescindir das análises realizadas pelo IB. Concluindo que “deveria existir um Instituto Biológico em cada Estado do Brasil”.

Mário Sérgio Cutait, diretor do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), afirmou que o IB produz ciência e inovação para a mais longa cadeia de negócios: a agropecuária, mas precisa intensificar a comunicação. “O consumidor é bombardeado por uma ideologia errônea e precisa conhecer melhor a realidade do setor”, frisou.

Antônio Roque Dechen, diretor-presidente da Fundação Agrisus, que estava representando o diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Luiz Gustavo Nússio, afirmou que “o Brasil deve à Secretaria de Agricultura. O processo de saneamento do agro passa por essa casa. Todo dia surge uma nova praga e o IB sai em busca de soluções”, declarou.

Premiação 2016

A cerimônia premiou os funcionários que mais se destacaram em suas áreas de atuação. Da carreira de Apoio à Pesquisa: Maria Stella dos Santos Marcelino e Leda Pereira da Silva foram eleitas por indicação de seus pares; e da Pesquisa Científica: Mário Eidi Sato e Cláudio Marcelo de Oliveira, alcançaram a maior pontuação dentro dos critérios estabelecidos para qualificar a produção. Sato, além da categoria Destaque, foi indicado também para o prêmio Inovação. Rosemarie Fernandes, recebeu em nome da Syngenta Proteção de Cultivos, a láurea como Empresa Parceira; e o secretário Arnaldo Jardim recebeu o prêmio Destaque do Agronegócio 2016.  

O pesquisador Antônio Guilherme Machado de Castro, diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), em Descalvado, onde atua desde 1981, foi agraciado com a medalha “Rocha Lima” por seus 35 anos de dedicação ao desenvolvimento da produção avícola. A entrega da honraria foi feita pelo secretário Arnaldo Jardim, acompanhado de Antônio Batista Filho e de Francisco Turra.

Raib

A Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib) é realizada com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas focadas na busca de soluções para os problemas da agricultura brasileira, além de promover o debate sobre as tendências e desafios do setor agropecuário. Na reunião, que termina no dia 10 de novembro, estão programadas a realização de 15 palestras, distribuídas em mesas-redondas e workshop, dois minicursos e um simpósio.

Harumi Hojo, coordenadora da 29ª edição, destacou que o evento é voltado a profissionais do setor e estudantes de graduação e pós-graduação que estão em busca de soluções para problemas como a safra paulista de grãos, que encontra no armazenamento um dos seus maiores gargalos e o controle de pragas e doenças. “Sustentabilidade é o tema escolhido esse ano, dentro desse paradigma outros assuntos devem se destacar, provavelmente o novo marco legal e a criação dos NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) estarão entre eles. Além das palestras, haverá apresentação de pôsteres de participantes do Brasil e de outros países”, comentou.

Também prestigiaram o evento, Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); os diretores dos institutos de pesquisa: Celso Luiz Rodrigues Vegro (IEA); Luís Fernando Ceribelli Madi (Ital); Luiz Marques da Silva Ayroza (IP); Sérgio Augusto Morais Carbonell (IAC) e a pesquisadora Linda Mônica Premazzi, representando a diretoria do IZ, Renata Helena Branco Arnandes; Fernando Gomes Buchala, dirigente da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA); Valter Taverna, presidente da República da Vila Mariana; Marcos Antônio Matos, diretor do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé); Alexandre Deverlei, tesoureiro da Academia Paulista de Medicina Veterinária (APMV); Margareth Élide Genovez, tesoureira do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), representando o presidente da entidade, Mário Puga; José Roberto Botura, diretor da Associação Paulista de Avicultura (APA); André Mendonça, coordenador do Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Lanagro-SP/Mapa); Adroaldo Paludo, diretor da Pluma Avícola; Paulo Cesar Martins, diretor da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta); Fausto Ferraz, diretor da Cobb Genética; Gabriel Jorge Neto, diretor da Yess Sinergy; e Mário Antônio Penz, diretor internacional de Nutrição da Cargill.