Desenvolvimento

Instituto Biológico tem destaque com aumento de parcerias

Crescimento foi possível devido à criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica

Instituto Biológico tem destaque com aumento de parcerias

.O aumento das parcerias foi o grande destaque nos últimos três anos de trabalho do Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, como aponta seu diretor, Antonio Batista Filho. De acordo com ele, esse crescimento foi possível devido à criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

“É uma mudança de comportamento. Antigamente havia dificuldade em fechar contratos, projetos financiados, sempre com o temor da segurança jurídica. O NIT trouxe uma estabilidade, atraindo mais clientes. Porque o produtor, o empresário, não quer ficar esperando um ano para fechar parceria, ele quer que isso aconteça o mais rápido possível. A implantação dos NITs foi um ponto-chave, uma mudança de conceitos, de gestão, influencia em todo o trabalho”, aponta Batista.

Os NITs têm, entre outras atribuições, o objetivo de analisar e sugerir contratos e parcerias para transferência de direitos de uso de patentes e outras criações dos institutos. Ao todo são sete Núcleos, subordinados à direção dos seis institutos de pesquisas da Secretaria: Agronômico (IAC); Biológico (IB); de Pesca (IP); de Economia Agrícola (IEA); de Zootecnia (IZ), e de Tecnologia dos Alimentos (Ital), além do gabinete da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Ainda de acordo com Batista, na gestão do secretário Arnaldo Jardim, “a Secretaria ficou mais dinâmica, resgatou seu valor. Isso foi fundamental para nossa valorização e capacidade. Devemos isso ao secretário, que com sua expertise e garra agregou, valorizou e impulsionou”.