AveSui
Vacina

Instituto Butantan desenvolve vacina contra o atual surto de gripe com ovos embrionados

Oitenta milhões de doses devem estar disponíveis a partir de março

Redação com informações de G1
13-Jan-2022 08:20 - Atualizado em 13/01/2022 08:35

O Instituto Butantan começou a produzir nesta terça-feira (11) a vacina contra o vírus H3N2, que está provocando um surto de gripe no país. Oitenta milhões de doses devem estar disponíveis a partir de março.

Na receita da vacina contra a gripe vai ovo - muito ovo. Só nesta terça, o Instituto Butantan recebeu mais de 40 mil dúzias. Logo que chegam, eles vão para uma sala escura onde um funcionário usa uma luz forte para ver dentro do ovo. É um controle de qualidade.

“Não são os ovos que nós encontramos no mercado. Já é uma produção específica para essa finalidade. Os ovos desde as granjas eles têm um cuidado de temperatura, umidade, controle de CO2 durante todo o transporte e aqui na fábrica quando eles são recebidos”, explica o gerente de produção Douglas Gonçalves de Macedo.

A vacina da gripe muda sempre porque o vírus da gripe muda muito. Então, todo ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica os três tipos que estão circulando mais e são eles que vão estar na próxima fórmula. A vacina da campanha de 2022 vai proteger contra os vírus H1N1, aquele da pandemia de gripe suína, o da influenza B e de um tipo de H3N2, que é o que tem provocado esse surto de gripe em várias cidades do país.

O Jornal Nacional acompanhou com exclusividade o início da produção do ingrediente farmacêutico ativo, o IFA, da vacina contra o H3N2.

O vírus é injetado dentro dos ovos com agulhas muito finas. Essa é uma tecnologia que o Butantan usa para fabricar a vacina da gripe há mais de dez anos. Depois, os ovos são abertos, o líquido é filtrado, o vírus é inativado e perde a capacidade de provocar a doença. Aí o Ingrediente Farmacêutico Ativo está pronto.

Em seguida, ele vai ser misturado ao IFA dos outros dois vírus: H1N1 e B, que já foram feitos nos últimos meses. Assim a vacina vai proteger contra os três vírus.

A epidemiologista Carla Domingues, que já coordenou o Programa Nacional de Imunizações, reforça que o número de vacinados contra gripe no país precisa aumentar.

“Nós precisamos alertar a população todos os anos sobre a necessidade de vacinar a população alvo e atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 90% de cobertura. É dessa forma que nós estaremos protegendo as pessoas mais vulneráveis no nosso país”, afirma Carla Domingues.

Em 2021, o país não atingiu a meta. A cobertura vacinal do grupo prioritário ficou em 71,2%.

A infectologista Mírian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês, alerta que essa situação é crítica, porque a gripe também pode evoluir para casos graves.

“A gente sabe que este ano a gripe causou esse estrago que a gente viu no final do ano, justamente porque, em 2021, a cobertura vacinal foi muito baixa. A gente vacinou bem menos pessoas do que a gente tinha por hábito vacinar nos anos anteriores. Então é importante estar todo mundo com isso bem na cabeça e programado: tem que vacinar tanto para Covid-19 quanto para gripe”, enfatiza Mírian Dal Ben.

Disponible en español Disponible en español
BRF e fundo soberano saudita investirão US$ 350 milhões na cadeia de produção de frangos da Arábia Saudita
14 de Janeiro de 2022
Investimentos

Negócio atuará em toda a cadeia de produção de frangos na Arábia Saudita e promoverá venda de produtos

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango
14 de Janeiro de 2022
Mercado interno

Menor demanda pressiona cotações da carne de frango

No front externo, a desvalorização do Real frente ao dólar e o forte incremento no volume exportado garantiram receita recorde com os embarques de carne de frango em dezembro.

Com investimentos em alta no Oeste Paranaense, empresas expõem tecnologias em construção de galpões na AveSui
17 de Janeiro de 2022
AveSui América Latina

A região é considerada o maior agro cluster da América Latina e vem recebendo fortes investimentos de cooperativas, agroindústrias e empresas ligadas à cadeia produtiva de proteína animal

Disponible en español Disponible en español
Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura
13 de Janeiro de 2022
Proteína cultivada

Carne cultivada in vitro é servida em restaurante de Singapura

A estimativa é que, em 2040, cerca de um terço da carne consumida no mundo seja produzida do cultivo celular

18 de Janeiro de 2022
Uruguai

Quase quinhentas mil aves foram mortas pelo calor no Uruguai

Onda de calor provocou mortandade em aviários com perdas que equivalem de 10% a 20% da produção nacional do Uruguai na avicultura

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês
17 de Janeiro de 2022
Ovos

Preço dos ovos aumenta na segunda semana do mês

Segundo pesquisadores do Cepea, a recente sustentação aos valores veio da oferta mais controlada, sobretudo de ovos maiores.