Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo adere ao Sisbi-Poa

Além dos quatro estabelecimentos já cadastrados por meio do órgão, agora será incluída a categoria de pescados

Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo adere ao Sisbi-Poa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial a Portaria nº 22, reconhecendo a ampliação do escopo da equivalência do serviço de inspeção estadual de produtos de origem animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo (Idaf/ES). Com a ampliação foi incluída a categoria de pescados e derivados.

O Idaf do estado já havia aderido ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), conforme a Portaria nº 104/2013. Até o momento, cinco estabelecimentos estão aprovados, a partir dessa adesão, e contemplados no cadastro geral do Sisbi-Poa: um matadouro/frigorífico de aves, uma fábrica de conserva de ovos, um entreposto de carne, uma fábrica de produtos não comestíveis e uma de conservas.

No ano passado, o órgão teve aprovada sua primeira ampliação de escopo da adesão ao Sisbi-Poa, por meio da Portaria Nº 65/ 2018, com inclusão da categoria de leite e derivados.

De acordo com a diretora do Departamento de Suporte e Normas (DSN), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Judi Nóbrega, “as solicitações apresentadas pelo Idaf/ES foram avaliadas e aprovadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária. Agora, será preciso que aquele instituto indique os estabelecimentos e respectivos produtos nas categorias de leite, pescado e seus derivados aprovados, para inclusão no cadastro geral, para possibilitar o livre trânsito e comércio nacional”, explicou.