Alltech AI
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Pesquisa

Instituto de Zootecnia atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola

Instituto possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos

Redação, com informações IZ
12-Mai-2022 08:16

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui um dos únicos laboratórios do país que realiza avaliação de qualidade de ovos, recebendo amostras de diversos estados brasileiros e Centros de Pesquisas, que utilizam deste re levante serviço. O Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (LAAVIZ) oferece serviços para análise da qualidade de ovos comerciais [férteis e inférteis] com auxílio do equipamento DET6000-EGGTESTER. O local está de portas abertas para transferência de tecnologias desenvolvidas para a avicultura paulista e brasileira.

Colaborando com diferentes grupos de pesquisa e indústria no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a equipe do IZ atua no desenvolvimento de pesquisas em diferentes sistemas de produção avícola; bem-estar animal; qualidade de ovos; biotecnologia; indicadores de saúde intestinal e avaliação de métodos substitutivos ao uso de antimicrobianos; contribuindo para os avanços tecnológicos da avicultura, o desenvolvimento econômico do país e a alimentação da população.

O pesquisador do IZ, José Evandro de Moraes, doutor e m epidemiologia [bem-estar animal], destaca que "há muitas perguntas que só a pesquisa poderá responder, e há uma alta demanda para produtos orgânicos e livres de antibióticos."

"Os trabalhos do IZ visam fortalecer o setor avícola, com aumento da produtividade, unificando bem-estar animal, qualidade e saudabilidade dos produtos avícolas", ressalta Evandro.

Fonte de vitaminas e minerais, a carne de frango é reconhecida como uma proteína leve, saudável e com baixo índice de gordura. Está presente na mesa das famílias brasileiras e do mundo todo pela versatilidade. O frango hoje participa de variadas festividades, sendo um dos alimentos mais acessíveis por diferentes classes sociais. Com sabor diferenciado, é frequente nos churrascos, em cortes comuns como asinha, coxa, sobrecoxa, tulipa e coração.

Mercado

As vendas de carne de frango para o mercado internacional [considerando todos os produtos, entre?in natura?e processados] totalizaram 4,6 milhões de toneladas em 2021, maior volume já registrado pelo setor em um único ano, conforme dados do Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Já o Brasil produz 14,329 milhões de toneladas de carne de frango, exporta para 151 países e o consumo per capita é de 45,56 quilos por habitantes, segundo a ABPA 2022.

No estado de São Paulo, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura, em 2020, foram criados mais de 125 milhões de cabeças de frangos.

Além de a produção brasileira contribuir para a segurança alimentar de inúmeros país es, ela é uma importante fonte de renda para milhares de produtores e famílias.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade