Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Insumos mais caros devem impactar também no preço do ovo

Ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou no último sábado que com o farelo de soja e o milho mais caros, o preço do ovo deverá subir

Insumos mais caros devem impactar também no preço do ovo

A indústria do ovo vive uma fase histórica e isso não é de hoje. Entretanto, o cenário que deveria ser de comemoração é, na verdade, de preocupação, pois o preço desse tipo de alimento deve subir em breve, devido aos custos dos produtores com o farelo de soja e o milho.

Só para se ter uma ideia de quanto o setor está pressionado, em abril do ano passado, no Paraná, uma saca de milho era comprada por R$ 46. Um ano depois, essa mesma saca passou a custar R$ 98. São 110% de aumento, enquanto que no mesmo período, o preço do ovo subiu 19%.

A Ministra da Agricultura Tereza Cristina destacou que apesar das supersafras de soja e milho no ano passado, o Brasil está conectado com o mundo e o preço de mercado acaba sendo listado lá fora. E as notícias vindas até agora não são animadoras, pois os Estados Unidos, que só têm uma safra por ano, estão tendo problemas com o plantio devido ao clima. Dependendo de quanto isso afetará a produtividade dos grãos, maior será a pressão para elevação dos preços. Some-se a isso, as perspectivas de que os próprios americanos e também a China deverão aumentar o consumo com a retomada da economia pós-vacinação e o resultado será uma inevitável elevação no preço do ovo.

Os efeitos desse provável aumento serão sentidos por aqui, pois há décadas o consumo vem crescendo. Há vinte anos, cada brasileiro comia 94 unidades por ano. Dez anos atrás, esse número saltou para 148 unidades e atualmente, são 251 ovos por ano, uma média acima da mundial que é de 230 unidades.

Outro ponto que pode pressionar ainda mais por uma elevação no preço do ovo será o resultado da supersafra deste ano. Ainda não é possível prever se haverá percas devido ao clima, porém o que já se sabe é que nesse período atual está chovendo menos do que de costume em algumas áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.