Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar

Integração de galinhas na produção vegetal

Pesquisadores estão explorando como a integração de galinhas nas rotações das hortaliças pode gerar benefícios ambientais e econômicos para os produtores

Integração de galinhas na produção vegetal

A pesquisa, que está sendo realizada na Iowa State University, está avaliando se tais práticas podem equilibrar uma série de preocupações, incluindo sustentabilidade ambiental, custos e segurança alimentar e animal.

Atualmente em seu segundo ano, os pesquisadores estão testando o que acontece quando um bando de frangos de corte vive em um campo de vegetais durante parte do ano. Os pássaros alimentam-se da matéria vegetal deixada para trás depois que os vegetais são colhidos e fertilizam o solo com estrume. A abordagem integrada poderia reduzir os insumos não agrícolas e também fornecer aos produtores opções sustentáveis ??de rotação de culturas.

Três sistemas diferentes estão sendo testados em meio acre de terra na fazenda de pesquisa da universidade:

1-      Uma cultura de vegetais – uma das várias variedades de alface ou brócolis – no início da estação de crescimento, seguida pelas galinhas, que são seguidas por uma cultura de cobertura no final do ano.

2-      Uma plantação de legumes, seguida por dois meses de uma lavoura de cobertura, com as galinhas forrageando na terra no final do ano

3-      Legumes, seguidos por culturas de cobertura, sem galinhas.

O teste envolve 40 frangos que vivem em 4 cooperativas móveis que os pesquisadores movimentam todos os dias. Movê-los assegura que as aves tenham acesso à forragem fresca e evita que o estrume se concentre em qualquer parte específica do campo. Uma cerca elétrica circunda o campo para impedir a entrada de predadores.

Coletando dados sobre as aves

As aves são pesadas periodicamente para coletar dados sobre a eficiência com que convertem os alimentos em massa corporal e registros detalhados sobre como forragear afeta a saúde e o desempenho das aves.

Ajay Nair, professor associado de horticultura, disse que os pesquisadores estavam olhando para várias facetas associadas à sustentabilidade. O nitrogênio e o fósforo depositados no solo a partir do esterco de galinha poderiam aliviar parte da necessidade de aplicação de fertilizantes, enquanto o uso de culturas de cobertura no sistema pode evitar a perda de nutrientes nos cursos de água.

“Podemos chegar a resultados que realmente ajudem o solo, mas se o sistema não for economicamente estável, duvido que os produtores estejam dispostos a adotá-lo, porque ele também tem que trabalhar para seus resultados”, disse ele.