Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Integrados da Villa Germania apostam em soluções sustentáveis na criação de patos

O uso da energia solar está se disseminando em diferentes setores por conta da economia, por ser um recurso totalmente renovável e pela baixa necessidade de manutenção da aparelhagem

Painéis solares de energia chegam às granjas dos parceiros da Villa Germania como uma alternativa mais sustentável na criação de patos, que também propicia melhores cuidados com os animais. A primeira instalação foi feita há dois anos e, atualmente, um quarto dos produtores já aderiram à prática.

O uso da energia solar está se disseminando em diferentes setores por conta da economia, por ser um recurso totalmente renovável e pela baixa necessidade de manutenção da aparelhagem. Além disso, há um forte componente de compromisso com o meio-ambiente, já que gera pouca poluição e taxa de emissão de carbono.

Para os integrados da Villa Germania – profissionais terceirizados que recebem ração, as aves e acompanhamento técnico da empresa para o manejo dos patos – a energia renovável também é uma forma de reduzir as despesas. Com a instalação dos painéis, geralmente por meio de financiamentos de cinco a 10 anos, a economia com energia elétrica pode chegar a 90%.

“Os integrados fazem uso de ventilação dentro dos aviários para que se atinja a ambiência adequada, e tinham um custo alto com energia elétrica. Quem fez está arrependido por não ter feito antes”, explica Roderjan de Souza, gerente agropecuário da Villa Germania.

Além do benefício econômico, o modelo permite um cuidado mais eficiente com os animais.

“Para economizar energia, o integrado eventualmente poderia não ligar a ventilação. Hoje, isso não é mais um fator. O custo do financiamento vai ser o mesmo, então eles usam, mesmo se tiver de deixar ligado o dia inteiro”, acrescenta.

Sobre a Villa Germania Alimentos

Líder nacional no segmento de carnes de aves especiais, a Villa Germania produz e comercializa proteínas gourmetizadas, importadas dos melhores fornecedores do mundo. São 300 produtos consagrados pela alta qualidade e saudabilidade, já que suas aves — patos, frangos orgânicos, galinhas da Angola e codornas — recebem uma alimentação natural, 100% vegetal, sem uso de agentes promotores de crescimento e antibióticos e com garantia de origem e certificações nacionais e internacionais.

A Villa Germania encerrou 2021 com um resultado quase 100% superior ao ano anterior, com um faturamento de R$ 150 milhões, e aposta no mercado externo para continuar sua expansão. A empresa está habilitada a exportar para mais de 90 países.