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Inteligência emocional em empresas do agronegócio - Arnaldo de Sousa

A inovação na indústria da carne de frango e suína, especificamente, é constante. Leia artigo exclusivo.

Inteligência emocional em empresas do agronegócio - Arnaldo de Sousa

As inovações tecnológicas e científicas, a qualificação da mão de obra do homem no campo, o empreendedorismo no agronegócio e a preservação ambiental são alguns dos temas que serão abordados durante o 1º Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio (CNAGRO) que acontece entre os dias 2 e 4 de junho, na sede da Universidade da Grande Dourados (Unigran), em Dourados (MS).
O que esse evento acima que descrevo tem a ver com você, leitor? Tudo. Significa que se nós não nos aperfeiçoarmos sempre, ficaremos pra traz, pois a inovação na indústria da carne de frango e suína, especificamente, é constante.
Agora, para equilibrar seu conhecimento técnico-gerencial e manter sua longevidade profissional, seja na atual empresa ou em uma futura, há a necessidade de ter ou investir na IET (Inteligência Emocional no Trabalho). E as organizações empresariais do agronegócio estão inseridas nesse contexto também.
De acordo com os autores Morris&Maistro, a Inteligência Emocional refere-se à eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem suas próprias emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento.
O que isso significa no meu cotidiano? Você aprender controlar seus impulsos e entender os do outro irá favorecer para uma harmonia no ambiente de trabalho (clima organizacional). Por exemplo, contar até 20 antes de enviar um e-mail ao outro ou ao chefe de que possa arrepender-se mais tarde. Ou em situação de pressão no trabalho levar ações carregadas de emoções.
Ser inteligente emocionalmente leva a uma longevidade nos ambientes sociais (trabalho, amigos, etc). O autocontrole, efetivamente, gera uma situação que chamo de espiral positiva, onde a empresa toda respira esse ar.
Quando não existe essa harmonia percebemos desorganização, estresse nas palavras que gera um ambiente carregado. O contrário também. Quando entramos em uma empresa onde o ambiente é saudável, cria uma espiral positiva onde os processos caminham com qualidade e assertividade, gerando resultados financeiros positivos sustentáveis.
Pra finalizar e para pensar, vou contar uma história narrada pelo escritor Daniel Coleman, que escreveu Inteligência Emocional:
Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo:
Não passas de um rústico… Não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia!
Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada, berrou:
Eu poderia te matar por tua impertinência!
Isso, respondeu o monge calmamente, é o inferno.
Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação.
E isso, disse o monge, aliviado, é o céu.
Seja um líder eficaz e mantenha suas relações interpessoais saudáveis. Faça as pazes com você mesmo para que todos comecem a perceber que suas atitudes farão diferença para todo o ambiente empresarial.