Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Intoxicação alimentar

Muitas vezes, a intoxicação alimentar acontece dentro de casa. Portanto, tome cuidado!

Da Redação 01/04/2003 – A boa aparência dos alimentos já um bom sinal de que os mesmos podem ser consumidos. Mas o manuseio desses alimentos também é fundamental para garantir a a sua inocuidade. Um estudo do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo mostra que a maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorre nas residências.

Nutricionistas e coordenadores deste estudo dão as dicas para manter sempre a sua saúde e a de sua família sempre saudáveis:

– Lave a mão o tempo todo na cozinha: antes de mexer nos alimentos, quando for passar algo da pia para o fogão e depois de jogar algo na lixeira;

– Nunca descongele os alimentos em temperatura ambiente, mas sim na geladeira;

– Deixe tudo bem tampado no refrigerador. Vírus e bactérias podem ser transmitidos pelo ar e não somente pelo contato com os alimentos. Use potes de plástico ou vidro. É mais seguro.

– Não espere os alimentos esfriarem antes de coloca-los na geladeira. Tampe e guarde quente. O alimento não azeda e evita a proliferação de bactérias em temperatura ambiente;

– Evite tábuas e colheres de madeira. Elas formam sulcos que abrigam as bactérias;

– O vinagre ajuda a tirar parasitas e sujeiras das verduras. Mas para mata-los é necessário usar hipoclorito de sódio, encontrado em supermercados.

Os sintomas e tratamento da intoxicação alimentar
A reação mais comum do organismo a uma intoxicação alimentar é a diarréia. Ela pode ser pastosa, líquida ou até com sangue. É preciso ficar atento a esse sintoma para que o quadro não vire uma infecção grave.

Náuseas e vômitos também são freqüentes, assim como febre e cólicas. O tratamento é feito à base de muito líquido e soro caseiro para acabar com desidratação. Se os sintomas persistirem é bom procurar um médico.