Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Investidor da Pilgrim's Pride abre processo contra JBS

O acionista Malka Raul alega prejuízos para a PPC e relata que os acusados infringiram leis federais nos EUA

Investidor da Pilgrim's Pride abre processo contra JBS

Um investidor da Pilgrim’s Pride Corporation (PPC) moveu uma ação em Colorado, nos EUA, em defesa da companhia e contra a JBS, Wesley Batista, Joesley Batista, e um grupo de executivos e ex-executivos da empresa norte-americana.

 O acionista Malka Raul alega prejuízos para a PPC, inclusive com perda de valor de mercado, entre fevereiro de 2014 até o presente, e relata que os acusados infringiram leis federais nos EUA com “injusto enriquecimento, abuso de controle e má gestão”, que levaram a companhia a participar de esquema de cartel para determinar preços de frangos com outras empresas do setor no mercado americano. 

Além de compensação de perdas financeiras, o acionista solicita julgamento em tribunal.

De acordo com Malka Raul, os irmãos Wesley e Joesley Batista, como proprietários da JBS, controladora da Pilgrim’s Pride Corporation, levaram a companhia americana a divulgar “informações enganosas” ou omitir dados relativos às suas reais condições financeiras.

O investidor ressalta que por um relevante período, a PPC “sistematicamente participou de conluio com diversos pares do seu setor para fixar preços do mercado de frango”, o que violava a lei antitruste dos EUA.

A ação movida pela Maplevale Farms também aponta que o principal método adotado pela Pilgrim´s e outras empresas acusadas de participar do conluio era de coordenar e limitar a produção de frango, a fim de elevar os preços dos seus produtos no mercado americano. O documento relata que os participantes do esquema “trocavam detalhadas e sensíveis informações que não eram públicas sobre preços, volume de vendas e demanda.”