Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento em soja precoce

A chuva do último mês favoreceu o plantio da soja precoce, em GO. A região de Jataí é uma das primeiras do Estado a começar os trabalhos.

Da Redação 08/10/2002 – Em algumas fazendas da região de Jataí as sementes já germinaram. Tarcisio Neis foi um dos primeiros agricultores a plantar. Na fazenda dele o plantio começou dia 8 de setembro, e 930 hectares dos 4.200 destinados à soja já foram semeados. Para esta safra são três variedades de sementes: precoce, semi-precoce e tardia. Como nos outros anos, o agricultor já negociou parte da produção. Estou muito satisfeito com essa chuva, que veio cedo, e também esperamos que os sejam muito bons.

A soja é cotada no mercado externo e segue as tendências da moeda americana. Hoje a saca de 60 quilos está sendo negociada a US$ 10,00. Em todo o Estado a previsão para a safra de 2002-2003 é que sejam cultivados mais de 3,4 milhões de hectares do produto.

O agricultor Cláudio Perdoncini foi um dos que aumentaram a lavoura. São 150 hectares a mais em relação ao ano passado. Numa parte da área, ele vai plantar soja precoce. A precoce normalmente é para saldar as primeiras contas, que são muitas, e iniciar o plantio de safrinha. Espero que produza bem, o tempo e o preço estão bons.

Pela cotação do dólar de ontem, a saca da soja na região saiu por R$ 37,35.