Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Amazonas

Investimento no setor de aves de corte é feito pelo Governo do Amazonas

Idam tem concentrado esforços na capacitação e melhoria das instalações e manejo dos animais

Investimento no setor de aves de corte é feito pelo Governo do Amazonas

A avicultura é uma atividade responsável por garantir a segurança alimentar e nutricional, geração de ocupação e renda para mais de 14 mil agricultores familiares e produtores rurais do estado.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) tem concentrado esforços na capacitação e melhoria das instalações e manejo dos animais.

A avicultura faz parte dos Projetos Prioritários do Idam, planejados para o período de 2019 a 2022. Como parte do Projeto Prioritário da Avicultura, o Idam instalou, no dia 10 de dezembro, uma Unidade Demonstrativa de aves de corte no município de Tabatinga (distante 1108 quilômetros de Manaus).

Segundo o gerente da unidade local de Tabatinga, o técnico em agropecuária Edison Franco, “a intenção dessa unidade demonstrativa é expandir o mercado da avicultura no município, para que o produtor rural possa continuar produzindo e garantindo qualidade de vida, sem ter que migrar para a cidade”.

Edison explicou ainda que a instalação da unidade demonstrativa foi feita através do Projeto Prioritário da Avicultura. Com o objetivo de impulsionar a atividade na região, aproveitando também as características peculiares e de potencial econômico destacado na tríplice fronteira, oportunizando aumento de renda, segurança alimentar, qualidade de vida ao homem do campo e fortalecimento do setor primário.

A unidade demonstrativa tem capacidade para 400 bicos e foi instalada na propriedade do produtor Gleison Aureliano, na Comunidade Bom Jesus, onde a unidade local do Idam, através do engenheiro agrônomo e técnico responsável pelo Projeto Prioritário da Avicultura, Leandro Yamashita, prestou suporte técnico e estrutural seguindo todos os requisitos zootécnicos.