Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IPE 2008 - Atlanta: Sobre Atlanta

Atlanta é a maior cidade e capital do Estado americano da Geórgia. Possui 471 mil habitantes e abriga a sede mundial da The Coca Cola Company e da rede de notícias CNN.

Segundo a estimativa oficial de 2005, Atlanta possui uma população de 471 mil  habitantes, com cerca de de 4,9 milhões de habitantes em sua região metropolitana, que é a nona maior dos Esatdos Unidos. Sua área é de 695 km², e sua densidade demográfica é de 677 hab/km².

A cidade foi fundada em 1837 com o nome de Terminus. Passou a designar-se Marthasville em 1843 e Atlanta em 1845. Foi destruída em 1864 durante a Guerra Civil Americana. Reconstruída depois da guerra, tornou-se a capital do Estado em 1868.

Junto a Dallas, Houston e Miami, Atlanta é um dos motores propulsores do “Novo Sul”, que, havendo superado os obstáculos do passado, é atualmente a região de maior crescimento populacional e econômico dos EUA. Atlanta vem assumindo cada vez mais um lugar entre as grandes metrópoles mundiais, deixando para trás o seu status de mero centro regional.

A cidade é servida pelo aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, localizado nos arredores da cidade, ao sul da zona central, e é o principal hub da companhia Delta Airlines.

Jogos Olímpicos de 1996

Atlanta sediou os Jogos Olímpicos de 1996, edição que marcou os 100 anos dos jogos da Era Moderna e foi aberta pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Os jogos foram realizados entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996, com a presença de todas as 196 nações filiadas ao Comitê Olímpico Internacional, num total de 10.318 atletas, sendo 3.512 deles, mulheres, competindo em 26 esportes.

Filho ilustre

Martin Luther King Jr. nasceu no dia 15 de janeiro de 1929, em Atlanta.

Foi um pastor e ativista político, pertencente à Igreja Batista, e tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, no mês de abril daquele ano. Seu discurso mais famoso e lembrado é “Eu Tenho Um Sonho” (“I Have a Dream”).