Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Análise Laboratoriais

Isolamento de Salmonella spp. de origem avícola

Galinhas infectadas com muitos dos sorovares de Salmonella podem albergar o agente sem apresentarem sinais clínicos, o que torna o isolamento desta bactéria um fundamento básico na prevenção da enfermidade, principalmente em seres humanos

Isolamento de Salmonella spp. de origem avícola

Salmonella é uma bactéria capaz de manifestar doença clínica em animais e seres humanos. O principal nicho dos sorovares de Salmonella é o trato intestinal, principalmente de animais de produção e também dos seres humanos. Também podem estar presentes no trato intestinal de pássaros, répteis e ocasionalmente de insetos, como por exemplo, em moscas presentes no sistema produtivo.

Esta bactéria tem uma capacidade notável de infectar diferentes hospedeiros e induzir diferentes quadros sintomáticos nestes hospedeiros. Atualmente esta bactéria, com base nas características genômicas e bioquímicas possui duas espécies: S. enterica e S. bongori. Dentre estas duas espécies a S. enterica é a mais estudada e responsável pelos maiores quadros de infecções em animais e seres humanos. Esta espécie divide-se em: enterica, salamae, arizonae, diarizonae e houtenae.

Confira a matéria completo na Edição 1311 da Revista Avicultura Industrial.