Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Itabom em Sergipe

Governo sergipano trabalha para que empresa nacional do ramo da avicultura instale filial dentro do Estado nordestino.

Uma das empresas mais conceituadas na avicultura nacional estuda a possibilidade de implantar uma filial em Sergipe. O frigorífico Itabom foi fundado em 1986, em Itapuí, interior de São Paulo, e hoje gera mais de 1.700 empregos na região. A Secretaria de Estado do Desenvol-vimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) está viabilizando o projeto de implanta-ção da empresa em Sergipe e, nesta segunda-feira (10), recebeu o proprietário da Itabom, Pedro Polli. O encontro, que aconteceu na sala de reunião da Sedetec, reuniu além do secretário Zeca da Silva, o diretor-presidente da Codise, Décio Portella, o secretário de Estado do Meio Ambien-te e presidente da Adema, Genival Nunes, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César Santana, e demais autorida-des e representantes de órgãos do Estado.
“Eu fui pessoalmente conhecer o frigorífico Itabom lá em São Paulo e fiquei encantado com o que vi. É um grupo paulista sólido, grande e que emprega milhares de pessoas, direta e indire-tamente. Fiz o convite para que Pedro Polli pudesse conhecer Sergipe e ele se mostrou entusi-asmado, pois me disse do seu interesse de expandir a empresa para o Nordeste. Vamos traba-lhar com a ideia de viabilizar sua instalação na Zona de Processamento de Exportações de Ser-gipe (ZPE), já que o foco dele é exportação”, explicou o secretário Zeca da Silva.
Atualmente, as unidades Itabom abatem 18.000 aves por hora, com o total controle de qualida-de, aprovados e inspecionados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). Além disso, a empresa tornou-se referência para todo o setor, conseguindo atingir o mais alto Índice de Eficiência de Produção (IEP).
Segundo Pedro Polli, a possível escolha do Estado de Sergipe para implantar a sua empresa se deve, dentre outros fatores, aos bons incentivos que o governo oferece para as indústrias. “Anti-gamente o pessoal dizia que o Sul e o Sudeste eram os melhores lugares para criar frango, hoje eu digo que o Nordeste é muito melhor. Isso porque lá tem as quatro estações do ano e aqui o clima é mais estável. Então, ao invés de ampliar o nosso frigorífico lá em São Paulo, que já tem carência de mão de obra, é melhor instalar outro. Aqui é o lugar ideal, pois encontramos o apoio que vem colaborar para a viabilização desse empreendimento”.
A notícia foi muito bem recebida por todos os presentes na reunião. O superintendente do Banco do Nordeste, assim como o presidente do Banese, ficaram entusiasmados e garantiram apoio financeiro. “Vamos sentar para analisar as possibilidades”, asseguraram Antônio César e Sau-míneo Nascimento. O secretário da Sedetec pediu para que todos viabilizassem no que lhes compete. “Esse é um projeto grandioso que trará um impacto enorme para o nosso Estado. Va-mos nos esforçar para alcançar essa conquista”, ressaltou Zeca.
O empresário agradeceu a recepção e disse estar bastante empolgado e confiante. “Essa minha vinda ao Estado me animou muito. Vejo que é preciso que a gente ande o mais rápido possível. A nossa intenção é gerar o máximo de contribuição para o Estado. Então, se tudo ocorrer bem, vamos dar início a execução do projeto no início do ano que vem”, finalizou Pedro Polli.