Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ivan Wedekin reuniu-se com representantes do Sindirações

O Secretário de Política Agrícola do MAPA sexta-feira (21) na FIESP para um debate com as cadeias do milho, sorgo, soja e trigo.

Da Redação 24/01/2003 – Mais de 50 pessoas, entre empresários do setor de alimentação animal e da cadeia produtiva do complexo milho/sorgo/soja e trigo, representantes de instituições como ABIMILHO e ABITRIGO e imprensa estiveram presentes nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, na FIESP (Av. Paulista, 1313) para um encontro com o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Dr. Ivan Wedekin. A mesa principal de debate foi composta, além do Dr. Wedekin, pelo Secretário Executivo do Sindirações, sr. João Prior, e pelo Sócio – Diretor da Nutriara Alimentos e Coordenador da Comissão de Macro-Ingredientes do Sindirações, sr. José Marcos Calsavara.

Em pauta, foram expostos os problemas que o setor atravessa, alertando sobre possíveis desequilíbrios de estoques que podem ocorrer este ano, buscando, desta forma, um equilíbrio de preços durante os períodos do ano e soluções para uma harmonia no setor. Foram debatidos ainda a implementação de seguro para safra de inverno, o aumento do limite de financiamento do milho para safra de verão, estudos de contratos de opções entre o produtor/governo e governo/indústria, a reestruturação da P.E.P e V.E.P juntamente com a indústria, soluções para os transgênicos, estudos sobre o limite de estoque de passagem/exportações e o estabelecimento do preço mínimo do trigo.

Sobre todos estes aspectos, a expectativa maior girou em torno de uma solução urgente para o abastecimento interno do milho durante 2003/2004. O governo já tomou algumas medidas, como o aumento do limite de financiamento do milho e a abertura do financiamento do sorgo para a safrinha, mas foi um pouco tarde, pois o produtor já estava com seu planejamento comprometido. Portanto, será de suma importância que o governo defina e anuncie, no máximo, entre março e abril/2003, a política agrícola, principalmente do milho para a safra de verão 2003/2004.

Neste encontro com o Dr. Ivan Wedekin, a Comissão de Macro-Ingredientes buscou estreitar as relações entre o Sindirações e toda a cadeia do milho, soja e trigo com o MAPA, pretendendo formatar uma série de novos encontros em 2003 para discutir futuras polêmicas e trazer melhores soluções para ambos segmentos.