Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão registra casos de Influenza Aviária

Governo do País recolhe produtos e acelera abate técnico para tentar manter o consumo e controlar a doença.

Redação AI 13/01/2004 – 10h00 – Após ter atingido Coréia do Sul e Vietnã, o vírus da Influenza Aviária também foi detectado no Japão. A Organização Internacional de Epizootia divulgou nota sobre o assunto, informando que o agente infeccioso é desconhecido e está sendo investigado pelas autoridades sanitárias locais. O último caso da epizootia no país havia ocorrido em 1925.

Segundo informações do diretor da Divisão de Sanidade Animal e Segurança Sanitário do Ministério da Agricultura japonês, o caso foi descoberto na província de Yamaguchi, numa exploração avícola de aves poedeiras.

Na granja, onde 34 mil poedeiras são mantidas, cerca de seis mil já teriam morrido em conseqüência da infecção. Abates técnicos estão sendo realizados no local para tentar conter a proliferação da infecção.

Neste momento, a maior preocupação das autoridades japonesas é mostrar à população que não há risco algum no consumo de aves e ovos, numa tentativa de manter o mercado sustentado. Para tanto, enfatiza que a região onde o foco foi detectado reponde por menos de 2% da produção do país.

Entretanto, como forma de garantir a confiança no consumo, o governo japonês determinou o recolhimento de todos os ovos comercializados pela Granja Win Win, onde a epizootia foi apurada, o que significa um “recall” de cerca de 20 toneladas. A propriedade também foi colocada em quarentena.