Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Jornada técnica abriu a 42a. Festa do Ovo de Bastos (SP)

Temas atuais e relevantes para o segmento de postura marcaram as apresentações da XXIV Jornada Técnica, que contou com a presença de autoridades, técnicos e empresários do setor avícola.

Redação AI (Bastos/SP) 14/07/01 13:50 – O XXVII Encontro de Avicultores e a XXIV Jornada Técnica deram início ontem às atividades da 42a. Festa do Ovo de Bastos, município localizado na região noroeste do estado, a 557 km da capital paulista. Na ocasião, foram apresentadas quatro palestras que abordaram temas atuais e de extrema relevância para o setor de postura.

A primeira palestra, proferida por Everton Luis Krabbe, da Krabbe Consultoria, abordou o problema das micotoxinas na produção de ovos.

Já a segunda tratou da questão energética. "Potencial de produção e utilização de Biogás de resíduos de poedeiras comerciais" foi o título da palestra apresentada por Paulo Armando Oliveira, pesquisador da Embrapa CNPSA.

Assunto que tem tirado o sono dos avicultores da região de Bastos, a Doença de Gumboro foi o tema da palestra da médica veterinária Nair Massaro Katayama Ito, que traçou em sua apresentação estratégias para o controle da enfermidade.

Mas o módulo técnico não abordou apenas os assuntos que preocupam os avicultores. Na palestra "Verdades do Ovo", o médico pediatra Haroldo de Vasconcellos, com mais de 50 anos de experiência na área avícola, destacou as inúmeras qualidades do ovo além de desfazer vários mitos que ainda o acompanham.

O encerramento da XXIV Jornada Técnica, realizada este ano no Centro Cultural Professora Tsuya Ohno Kimura, coube ao presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles.