Yamasa
Agroindústria

Katayama amplia operações e supera 1 bilhão de ovos produzidos em 2020

Com 90% de seu faturamento concentrado no varejo, grupo também tem ampliado exportações

Valor Econômico
01-Fev-2021 10:32

O Grupo Katayama, um dos cinco maiores produtores de ovos do país, encerrou 2020 com a marca de 1 bilhão de ovos produzidos, volume 25% maior que o do ano anterior, o que elevou o faturamento da companhia (de valor não revelado) em 40%. Segundo Gilson Katayama, diretor comercial das empresas, cerca de 90% dos ingressos do grupo vêm da Katayama Alimentos, que produz ovos destinados ao varejo. O plantel tem atualmente 4 milhões de galinhas e 250 mil codornas.

Além desta frente, o grupo atua também em Guararapes (SP), onde fica sua sede, com ovos processados, líquidos, pasteurizados e ovos em pó e tem uma empresa de adubos orgânicos, a Terra Nascente Fertilizantes. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, detém a Katayama Pecuária, empresa de genética da raça Nelore, que comercializa cerca de mil touros por ano.

Em 2021, a meta da Katayama Alimentos é crescer 10% na produção de aves e elevar em 15% a produção de ovos, para 1,15 bilhão anuais. Isso será possível graças a um investimento R$ 10 milhões na primeira unidade de galinhas caipiras da empresa, que, quando a pleno funcionamento, terá 120 mil aves e produzirá 36 milhões de ovos por ano.

“Diante da expectativa de aumento de produção e de preço dos ovos em 2021, esperamos que o nosso faturamento aumente cerca de 30% este ano, em parte também pelo maior direcionamento da produção à exportação”, explica Gilson Katayama. Em 2021, ele espera que 10% da produção da empresa chegue ao mercado externo, gerando US$ 8 milhões. Até então, apenas 2% dos ovos in natura da companhia eram exportados, para o Japão. Agora, o grupo mira o Oriente Médio, a África, China e Hong Kong, por meio de uma parceria com a agência Investe SP, do governo de São Paulo.

AveSui2021_dentro

Para 2022, a meta é investir mais R$ 15 milhões para ampliar em 350 mil aves e 250 mil ovos por dia a produção. Também está nos planos destinar R$ 80 milhões para construir uma nova unidade de produção de ovos, para 1 milhão de aves e produção anual de 320 milhões de ovos. A operação deve gerar receita de R$ 130 milhões anuais.

“O consumo de ovos per capita no Brasil tem aumentado muito. Há dez anos, era de 130 ovos por habitante por ano, hoje chega a 250 ovos per capita, e o parque produtivo nacional está bastante defasado. Temos espaço para a consolidação de empresas profissionais”, afirma Katayama.

Sobre a alta dos insumos, como grãos e farelos destinados à ração das aves, ele acredita que as commodities devem seguir valorizadas. Isso exigirá dimensionar bem os custos de produção e a oferta no mercado, raciocina.

Na área de adubos, a empresa também está investindo em uma produção sustentável. Por meio de uma nota promissória comercial, que foi convertida em “título verde” com chancela da Sitawi, a maior certificadora de financiamentos sustentáveis da América Latina, reembolsou R$ 12,6 milhões em investimentos na unidade de adubos orgânicos da Terra Nascente Fertilizantes. A operação é considerada sustentável porque recolhe o dejeto das aves, dá destinação correta ao material e reduz emissões de gás carbônico.

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?
TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?

A TV Gessulli conversou com o analista da Embrapa Suínos e Aves, Armando Lopes do Amaral, que trouxe dicas práticas de como montar uma granja de suínos

AveSui2021_dentro
Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor
18 de Fevereiro de 2021
Postura

Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor

Em janeiro, a relação de troca entre a proteína e esses insumos foi a maior da série histórica do Cepea

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária
Sanidade

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária

Autoridades de saúde animal identificaram um surto de gripe aviária H5N1 altamente patogênica em Fife.

Cobb-Vantress premia Ad'oro por melhor desempenho em SP
Premiação

Cobb-Vantress premia Ad'oro por melhor desempenho em SP

Empresa avícola do interior do Estado recebe premiações por Melhores Ovos Totais por Ave Alojada e Melhor Eclosão Total