Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Kemin discute segurança alimentar através da cadeia de produção

Conferência contou com a presença de técnicos envolvidos na cadeia produtiva de mais de 25 países

Kemin discute segurança alimentar através da cadeia de produção

A conferência “Keminsight”, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro de 2018 na Antuérpia e Herentals, Bélgica, reuniu especialistas para discutir novos insights sobre segurança alimentar e operações de fábricas, de maneira lucrativa e eficiente.

Um painel de cinco especialistas em segurança e processamento de rações liderou o evento e forneceu insights didáticos e práticos que podem ser implementados para garantir a produção de alimentos seguros. A conferência contou com a presença de técnicos envolvidos na cadeia produtiva de mais de 25 países, representando a África, América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa.

O Dr. Adam Fahrenholz, da Unidade Estadual da Carolina do Norte, EUA, revelou a importância de um programa completo de controle de qualidade para o recebimento e utilização das matérias primas, para minimizar riscos durante o processo produtivo.

“Pequenas variações podem ter grandes impactos ao final da cadeia. Por isso, fábricas de ração devem ter um programa de controle de qualidade bastante específico e bem documentado, de modo que qualidade, eficiência e segurança das matérias primas e produtos acabados andem juntos, atingindo uma maior competitividade no processo produtivo”, complementa o Dr Juan Acedo-Rico Gonzalez, da Acedo-Rico & Associados Dl, da Espanha.  Além disso, “o comprometimento de toda a equipe é primordial para que este programa tenha sucesso”, completa Fahrenholz.

Dr. Luis Conchello, da Kemin Europa, detalhou os fundamentos do Programa de Pré Condicionamento da Kemin, o millSMART™ , sua importância no controle do processo produtivo, bem como seus benefícios no gerenciamento de riscos.

Ele também compartilhou informações sobre a tecnologia de aplicação dos produtos e seus equipamentos, além do controle on-line, que juntos contribuem para uma redução significativa de variações no produto final.

“O processo de peletização, sob condições otimizadas, tem um impacto positivo sobre a higiene, produtividade da prensa e qualidade do pellet”, afirma Dr. Conchello, reforçando que todo o desenvolvimento de produtos, equipamentos, e a tecnologia de engenharia aplicada pela Kemin promove um importante incremento de eficiência, lucratividade e qualidade.

A produção de alimentos seguros envolve desde o uso de matérias primas consideradas seguras, bem como seu processo de produção, armazenamento e distribuição, visando garantia da segurança dos animais consumindo a ração e também das pessoas que consomem produtos de origem animal.