Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

KFC lançará sanduíche de frango para o espaço

Missão foi projetada para testar um balão estratosférico, que fornecerá serviços de comunicação e monitoramento

KFC lançará sanduíche de frango para o espaço

Um sanduíche de frango frito está prestes a ser lançado à fronteira com o espaço em um balão estratosférico da empresa americana World View. O lanche “espacial”, como está sendo chamado (o que, tecnicamente, não é verdade, pois o espaço “de verdade” fica acima da estratosfera), será fornecido pela rede de restaurantes Kentucky Fried Chicken (KFC, na sigla em inglês).

Ele voará a cerca de 21 quilômetros do solo, fração mais alta da atmosfera, durante quatro dias, voltando à Terra com uma velocidade de 10,6 metros por segundo. O lançamento estava previsto para a manhã desta quinta-feira, mas teve de ser adiado por causa dos fortes ventos. A nova previsão é que o voo ocorra no fim de semana.

O objetivo da missão, na realidade, não tem nada a ver com o sanduíche de frango. World View é uma companhia que desenvolve balões de grande altitude (ou stratollites, nome dado pela empresa ao veículo), projetados para voar mais de 30 quilômetros acima do solo. A ideia é que eles suportem meses e até um ano no limite da atmosfera, fornecendo serviços de comunicação e monitoramento da superfície terrestre. Até agora, no entanto, nenhum veículo ultrapassou 12 horas no ar. Nesse próximo lançamento, o objetivo da empresa é bater essa marca – se conseguirem, será o voo mais longo que um balão do tipo já fez.