Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comemoração

Lar comemora 20 anos de avicultura

Cooperativa envolve 830 avicultores e mais de 10 mil funcionários na produção de frango de corte

Lar comemora 20 anos de avicultura

A qualidade dos cortes de frango da Lar é reconhecida nacionalmente, presente no varejo em praticamente todos os Estados, e internacionalmente, com exportação para 74 países. No dia 9 de setembro de 1999, a Lar Cooperativa Agroindustrial iniciou as atividades da Unidade Industrial de Aves e, desde então, evoluiu e expandiu sua produção. “Se a Lar é referência hoje em qualidade, é a Cooperativa que mais emprega, e a 5ª maior empresa de frangos do país é porque temos dois parceiros excelentes: associados que entregam matéria-prima de qualidade e um quadro de funcionários que faz o melhor. Esse é o sucesso da Lar”, afirmou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues ao comentar sobre a confiança na atividade e parabenizar todos os envolvidos. Segundo ele, desde o início, sempre acreditou que a avicultura daria certo na região Oeste do Paraná por um motivo bem claro: a Cooperativa é formada por pessoas extraordinárias.

Fatos e dados

Ao longo dos anos a atividade avícola na Lar Cooperativa evoluiu e se modernizou. Hoje os aviários possuem placas evaporativas, comedores e bebedouros automatizados e sistemas de controle de temperatura e umidade modernos, o que resulta em um frango de alto padrão sanitário. O resultado aparece também na indústria, a planta frigorífica de Matelândia, inaugurada em 1999, corresponde ao abate de 342 mil aves/dia e somados aos 175 mil frangos abatidos ao dia em Cascavel na Unidade Industrial de Aves 2, chegam à casa dos 520 mil frangos/dia, ou 21.630 ton/mês. Esses números exemplificam a relevância da Lar para a região, viabilizando renda para pequenas propriedades rurais e gerando empregos.

A Cooperativa tem o domínio de toda a cadeia produtiva do frango.  Nesse processo estão envolvidos trabalhadores na recria de aves, produção de pintainhos, dois incubatórios de ovos férteis, fábrica de rações, assistência técnica, logística, comercialização, abate e industrialização, um total de mais de 10 mil pessoas.

Comemoração

A Lar ofereceu aos funcionários do frigorífico show musical em comemoração aos 20 anos da indústria, no último domingo (8). Na verdade, foram dois shows com Michel Teló, um a tarde e outro a noite no Lar Centro de Eventos em Medianeira.  O medianeirense Teló animou o público com um repertório variado, do sertanejo raiz aos sucessos da modernidade, com o show “Bem Sertanejo”. Participaram do evento Diretoria Executiva da Lar, lideranças da cooperativa, avicultores pioneiros e melhores avicultores, funcionários da indústria de Matelândia e seus cônjuges, bem como funcionários das unidades produtoras de pintainhos. A programação também incluiu entrega de troféu aos 10 associados pioneiros da avicultura e aos 20 funcionários que completaram 20 anos de trabalho na indústria. (texto Assessoria/ Fotos Leandro Carvalho)