Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estados Unidos

Legisladores do Colorado dizem que não queriam lei sobre ovos sem gaiola

O patrocinador do projeto de lei o descreveu como uma 'solução do Colorado' para ameaças de uma iniciativa de cédula promovida por um grupo de direitos dos animais fora do estado

Legisladores do Colorado dizem que não queriam lei sobre ovos sem gaiola

O governador do estado americano do Colorado, Jared Polis, assinou na semana passada uma lei que exigirá que todos os ovos produzidos e vendidos no estado venham de sistemas de postura sem gaiolas .

De acordo com a nova lei, a partir de 1º de janeiro de 2023, as galinhas não podem ser confinadas em compartimentos com menos de um metro quadrado de espaço útil por galinha.

A partir de 1º de janeiro de 2025, as galinhas em sistemas de compartimento sem gaiola devem ter pelo menos um metro quadrado de espaço útil por galinha, se as galinhas tiverem acesso irrestrito ao espaço vertical, ou um metro e meio quadrado de espaço útil por galinha se as galinhas não tiverem acesso irrestrito ao espaço vertical.

A lei também proíbe as empresas de vender ovos não produzidos de acordo com os padrões mencionados, a partir de 1º de janeiro de 2023.

Com a assinatura deste projeto, o Colorado se une à Califórnia, Oregon, Washington,  Massachusetts ,  Rhode Island  e  Michigan  como estados com leis de ovos livres de gaiolas. Algumas dessas leis foram aprovadas pelos órgãos legislativos dos estados, enquanto outras foram aprovadas por uma iniciativa de votação.

Em circunstâncias comuns, as pessoas pensam que um projeto de lei que trata de um assunto é considerado muito importante por pelo menos uma parte dos residentes do estado ou pelo menos um partido político. No entanto, isso não foi o caso com esta lei, como foi relatado por O Colorado Sun .

Aqueles na indústria de agricultura animal estão cientes de que muitas decisões de negócios para eliminar os ovos produzidos em gaiola do suprimento – ou leis estaduais para impedir que os ovos produzidos em gaiola sejam criados ou vendidos no estado – têm pouco a ver com consumidor ou constituinte desejos. Em vez disso, geralmente é uma reação tirar o grupo dos direitos dos animais das costas para que eles possam continuar com os negócios do dia a dia. Mas essa mensagem nem sempre é divulgada. No entanto, alguns parlamentares do Colorado acertaram as contas naquele relatório da Sun.

De acordo com o Sun, os legisladores do Colorado foram informados de que, se não aprovassem a lei, a World Animal Protection – um grupo de defesa dos direitos dos animais com sede em Nova York – iria adotar uma medida de votação que queria colocar perante os eleitores em novembro. Se tal medida de votação tivesse a chance de existir, os produtores de ovos seriam solicitados a fazer a transição para a produção livre de gaiolas muito antes – até o final de 2021. Ela também teria eliminado as caixas de vitela e as barracas de gestação para porcas.

O patrocinador do projeto, o deputado Dylan Roberts, da D-Avon, disse que o projeto que se tornou lei – HB20-1343 – não era algo que ele queria. Em vez disso, era uma “solução do Colorado” à intrusão de ativistas de fora do estado, e temia que sua campanha convencesse os eleitores a aprovar uma medida que seria ainda mais perturbadora para a indústria de ovos do estado.

Pelo menos dois outros legisladores também expressaram frustração com a situação.

O deputado Richard Holtorf, R-Akron, chamou a campanha da World Animal Protection de “um ataque ao Colorado”, que prejudicou especialmente os pobres. A deputada Jeni Arndt, D-Fort Collins, disse estar preocupada com o precedente que a lei do ovo estabeleceria ao lidar com ameaças de interesses externos.

Este relatório do Sol foi muito revelador e transmitiu uma história que precisava ser contada. Se todos soubessem da história que levou à revolução sem gaiolas, de repente essas “questões de bem-estar animal” poderiam ser encaradas de maneira diferente e, portanto, votadas de maneira diferente.