Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito Rural

Linhas de financiamento que estavam suspensas são reabertas para contratação

Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) poderão ser acessadas ainda nesta safra

Linhas de financiamento que estavam suspensas são reabertas para contratação

O Sistema OCB informou, na manhã desta segunda-feira (20/06), que o Tesouro Nacional enviou ofício às instituições financeiras autorizando a reabertura de duas linhas de financiamento que estavam suspensas desde o mês de fevereiro e que são importantes para o setor cooperativista: o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). Elas poderão ser acessadas ainda nesta safra.

Pleito

“O possível cancelamento desses repasses impactaria diretamente nossas cooperativas pois o montante, somente em projetos nestes dois programas encaminhados pelas cooperativas do Paraná aos agentes financeiros, está em torno de R$ 2 bilhões, especialmente na realização de novos investimentos. Por isso, a Ocepar e a OCB se mobilizaram e, nos últimos dez dias, realizaram inúmeras reuniões para encontrar uma solução para este importante pleito, que agora foi atendido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Economia e da Agricultura”, lembrou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Nem o Prodecoop nem o PCA tinham sido incluídos entre os financiamentos reativados quando da abertura de crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão para o crédito rural, no dia 10 de junho, pela Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia.

Monitoramento 

O Sistema OCB afirma que continua monitorando também os desdobramentos das negociações em relação ao orçamento da União para que existam recursos suficientes ao Plano Safra 22/23.