Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Livro resgata história da Esalq e suas contribuições para o agronegócio

Publicação lançada durante a 60ª Semana Luiz de Queiroz traz relações de formandos de 1903 a 2016

Livro resgata história da Esalq e suas contribuições para o agronegócio

.A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, uma das mais antigas unidades da Universidade, lançou uma nova edição do livro sobre sua história, agora com o título Esalq 2017 – a força da contribuição ao agronegócio brasileiro, a obra já está disponível em versão digital.

A primeira edição foi elaborada por ocasião dos 75 anos da USP e contemplava o histórico da Universidade e da Esalq, relações dos reitores da USP, diretores da Esalq e prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, dos ministros e secretários oriundos da unidades, dos professores, dos formandos (período compreendido entre 1903 e 2008), dos homenageados com a Medalha Luiz de Queiroz, entre outros conteúdos.

O trabalho de atualização foi realizado em parceria pela Divisão de Comunicação (DvComun) e o Serviço de Produções Gráficas (SvGraf) da Esalq.

O hino, a ode, a flâmula, a bandeira, a medalha Luiz de Queiroz, a ata da primeira sessão ordinária da congregação da Esalq e a descrição e simbologia do edifício central são os símbolos e registros históricos que constam na nova edição. Todos os documentos apresentados foram revisados pelo professor Zilmar Ziller Marcos e pela assistente Carmen Pilotto, sendo artisticamente transcritos para pergaminho pelo calígrafo Carlos Gustavo Araújo do Carmo.

A edição 2017 apresenta a relação dos egressos que foram entrevistados no Agrodestaque, projeto lançado em  outubro de 2010, para divulgar a contribuição que o profissional formado pela Esalq realiza nas áreas de ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas.

A instalação da Cátedra Luiz de Queiroz e a posse de seu primeiro titular, ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também estão no livro. A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades destinadas a professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. Tem por finalidade promover reflexões e ações interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

Trabalharam nesta edição: Alicia Nascimento Aguiar – DvComun (coordenação, edição e redação); Antonio Roque Dechen – diretor da Esalq 2007-2011 (coordenação e fotografia); Caio Albuquerque – DvComun (edição e redação); Carmen Maria da S. Fernandez Pilotto – cerimonial (colaboração); Gerhard Waller – DvComun (fotografia); Hamilton José Trevisan – Siesalq (elaboração e estruturação dos dados); José Adilson Milanêz – SvPGraf (projeto gráfico e layout da capa); Maria Clarete Sarkis Hyppolito – SvPGraf (projeto gráfico e editoração eletrônica).