Balanço

Lucro da Pilgrim's Pride cai 29,65% no 1º trimestre

A processadora norte-americana de carne de frango, controlada pela brasileira JBS, teve lucro líquido de US$ 84,011 milhões

Lucro da Pilgrim's Pride cai 29,65% no 1º trimestre

A processadora norte-americana de carne de frango Pilgrim’s Pride, controlada pela brasileira JBS, teve lucro líquido de US$ 84,011 milhões, ou US$ 0,34 por ação, no primeiro trimestre de 2019 encerrado em 31 de março. O resultado representa queda de 29,65% ante o mesmo período de 2018, em que o lucro foi de US$ 119,418 milhões, ou US$ 0,48 por ação.

O lucro por ação ajustado no primeiro trimestre de 2019 ficou em US$ 0,35, ante US$ 0,53 no ano anterior. A receita líquida teve queda de 0,80% em relação aos três primeiros meses de 2018, para US$ 2,72 bilhões.

Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro por ação de US$ 0,34, lucro por ação ajustado de US$ 0,35 e receita de US$ 2,74 bilhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado no período ficou em US$ 204,4 milhões, queda de 24,8% ante o primeiro trimestre de 2018.

A empresa afirmou que as operações na Europa tiveram problemas com altos custos de ração e mão de obra. Já no México, onde a Pilgrim’s é uma das principais fornecedoras de frango, a demanda pelo produto caiu. “A demanda de frango (no México) foi afetada pela maior disponibilidade de carne suína importada dos Estados Unidos no trimestre, mas acreditamos que a demanda por frango pode continuar a crescer em linha com padrões históricos no longo prazo”, disse o CEO da Pilgrim’s, Jayson Penn.

Sobre a Europa, ele afirmou: “Em linha com todo o setor, nossas operações na Europa continuaram a se afetadas por aumento expressivo no custo de insumos, incluindo ingredientes de ração, mão de obra e embalagem. Esses aumentos foram parcialmente compensados por iniciativas de redução de custos, sinergias e ajustes de preços, alguns dos quais levaram pouco mais do que se esperava para serem repassados e refletido em preços ao consumidor.”