Guia Gessulli
Mercado Externo

Maior produtor de ovos da Ucrânia diminui sua produção

A Avangard, maior produtora de ovos da Ucrânia, passou por um declínio duplo na produção de ovos devido à pressão contínua das agências de aplicação da lei em 2020, disse o proprietário da empresa, Oleg Bakhmatyuk

Redação com informações de PoultryWorld
11-Mai-2021 16:57

“Já produzimos 170 milhões de ovos por mês, antes produzíamos 300 milhões, e em maio [de 2020] produzimos 350 milhões de ovos, 170 milhões dos quais exportamos. Este mês talvez vamos exportar 20 milhões”, disse em abril.

Bakhmatyuk explicou que a empresa usou linhas de crédito de US$ 60 a 70 milhões, pois as entregas podem demorar e o fornecedor precisa de um atraso. "Mas, graças às ações corajosas do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia, todas as linhas de crédito foram fechadas para nós e fomos forçados a encerrar quase completamente as exportações", disse ele, acrescentando que a pandemia de Covid-19 também havia ocorrido seu impacto sobre a empresa, elevando em 30% o custo das entregas de ovos no mercado externo.

No início de 2020, a Avangard administrava 7 casas comerciais usadas para exportar produtos para Hong Kong, Cingapura, Malásia, Iraque, Libéria, Arábia Saudita e Dubai. Atualmente, apenas o de Dubai continua funcionando.

A queda na produção também é atribuída ao forte aumento no preço das matérias-primas, em especial gordura e óleo, bagaço e cereais, comumente usados ??na indústria de ovos. Ao longo dos últimos anos, a Avangard teve que fechar alguns de seus ativos. “Na verdade, 12 granjas foram fechadas e agora a 13ª também está para ser fechada”, disse Bakhmatyuk, acrescentando que atualmente 13 granjas ainda estão em operação.

“Operamos com lucratividade zero e até sustentamos pequenas perdas porque os preços da ração estão crescendo mais rápido do que a demanda e os preços dos ovos ainda estão aumentando”, admitiu Bakhmatyuk. A queda na produção também contribuiu para o aumento do preço no mercado de ovos da Ucrânia, disse ele.

O declínio duplo que a empresa experimentou devido à pressão administrativa é pior do que as perdas sofridas devido à anexação da Crimeia pela Rússia e ao conflito armado em Donetsk e Lugansk, que causou um declínio de produção de 35%. A Avangard teve de demitir 5.500 funcionários devido a essa pressão, estimou Bakhmatyuk.