Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premiação

"Maiores e Melhores" cooperativas do agronegócio brasileiro serão premiadas na AveSui 2016

Idealizado pela Gessulli Agribusiness e realizado pela FGV, o estudo "Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos" tem como objetivo radiografar e ressaltar a crescente importância do cooperativismo na produção avícola e suinícola do Brasil.

"Maiores e Melhores" cooperativas do agronegócio brasileiro serão premiadas na AveSui 2016

A cerimônia de abertura da AveSui será especial neste ano. A solenidade será palco da premiação “Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos” e vai reunir os principais líderes do cooperativismo agropecuário brasileiro.

Realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo faz uma análise comparativa do desempenho das principais cooperativas brasileiras sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.

Idealizado pela Gessulli Agribusiness e executado pela FGV, o estudo tem como objetivo radiografar e ressaltar a crescente importância do cooperativismo na produção avícola e suinícola do Brasil. “O cooperativismo fixa e capacita os produtores no campo. Sua atuação não traz apenas desenvolvimento econômico para a região onde ela está instalada, mas também e principalmente desenvolvimento social”, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness. “O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Nada mais natural do que reconhecer e premiar um exemplo com o esse”, conclui.

As cooperativas serão premiadas em quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.

“Maiores e Melhores”: os critérios
Conduzido pela Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas (EJFGV), a partir de criteriosa avaliação dos dados das principais cooperativas brasileiras, o estudo elabora rankings destacando sua performance nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental.

O ranking “Econômico”, por exemplo, foi elaborado com base em informações econômico-financeiras e análise dos balanços anuais das cooperativas. Já os rankings “Ambiental”, “Social” e “Desenvolvimento Sustentável” foram obtidos a partir da análise das respostas de questionários qualitativos orientados pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA elaborada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Já a GRI é uma organização multistakeholder, sem fins lucrativos, que desenvolve uma Estrutura de Relatórios de Sustentabilidade adotada por cerca de 1.000 organizações, em todo o mundo.

O ranking “Desenvolvimento Sustentável” foi definido a partir do chamado triple bottom line (ou People, Planet, Profit), que corresponde aos resultados da organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

Um exemplo para o mundo

As cooperativas sempre desempenharam um papel fundamental no agronegócio brasileiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, o cooperativismo agropecuário possui grande relevância para a economia do País. 

Nos últimos anos tem sido crescente a importância das cooperativas na produção de aves e suínos no Brasil. Com o encarecimento dos grãos, as cooperativas – grandes produtoras de commodities agrícolas – vêm ocupando o espaço deixado pelos produtores que não conseguem se manter competitivos na atividade e hoje são grandes indutoras do desenvolvimento da avicultura e suinocultura brasileiras. Cada vez mais pujantes, as cooperativas são hoje grandes transformadoras de proteína vegetal em proteína animal, agregando tecnologia e valor à produção do agronegócio brasileiro. 

A cerimonia de premiação das “Maiores e Melhores” cooperativas brasileiras vai ser realizada na abertura oficial da AveSui, no dia 03 de maio, em Florianópolis (SC). Com o tema “Transformar, uma forma inteligente de produzir”, o evento vai reunir as melhores cabeças do setor e apresentar as últimas soluções e tecnologias para a produção de aves, ovos e suínos.

Serviço
AveSui 2016
Data: 03 a 05 de maio de 2016
Local: CentroSul – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Organização: Gessulli Agribusiness
Tel.: (11) 2118-3133

Troféu Prêmio Quem é Quem

O troféu que os vencedores do prêmio “Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos” irão receber reproduz a árvore Pau-Brasil. Símbolo nacional, responsável por dar nome ao País, o Pau-Brasil possui uma das madeiras mais valiosas do mundo, considerada incorruptível, pois não apodrece e insetos não a atacam. Sua seiva, de forte cor avermelhada, foi muito apreciada para o tingimento de tecidos e fabricação de móveis no século XVI, o que quase a levou a extinção. A escolha da árvore simboliza o cooperativismo e suas enormes raízes no desenvolvimento social acompanhado de uma grande força transformadora do campo e das famílias que nele vivem. O troféu foi desenvolvido pela artista plástica Ana Paula de Castro. As suas obras são fundamentadas na tradição do trabalho manual, mesmo com a expertise adquirida e a utilização de novas tecnologias. Coerente com o posicionamento de seus temas que registram a natureza, a designer trabalha com materiais de baixo impacto ambiental como aço – totalmente reciclável – e madeira de reflorestamento. Desenvolveu trabalhos para o Instituto Terra, iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado, como a escultura entregue pelo próprio instituto ao príncipe Albert II, de Mônaco.