AveSui 2020
06-Nov-2019 10:32
Disponible en español
Sanidade

Mais de 4500 produtores de aves foram beneficiados com a vacinação contra Newcastle em Arequipa

Newcastle é uma doença considerada endêmica no Peru e sua presença causa perdas econômicas significativas, afetando principalmente pequenos produtores

Para proteger a produção regional de aves e evitar surtos da doença de Newcastle, o Ministério da Agricultura e Irrigação, através do Senasa, vacinou 167.000 aves; em benefício de 4.540 produtores em Arequipa.

Essas ações de prevenção são realizadas gratuitamente, por meio de brigadas de atendimento que percorrem áreas vulneráveis ??como La Joya, Vitor, Santa Rita de Siguas, San Juan de Siguas e Vale do Tambo, locais onde a maior parte dos fundos dedicados à criação de aves.

A doença

Newcastle é uma doença considerada endêmica no Peru e sua presença causa perdas econômicas significativas, afetando principalmente pequenos produtores

A medida mais eficaz para preveni-la é precisamente a vacinação. Para isso, os especialistas do Senasa imunizam aves usando dois tipos de vacina: uma aplicada através de gotas oculares (vacina viva) e outra por via subcutânea ou intramuscular (vacina inativada) ), em aves a partir de um dia de nascimento.

Os sintomas  apresentados pelas aves doentes são depressão, falta de apetite, problemas respiratórios, diarréia esverdeada, sinais nervosos e subsequentemente morte.

A transmissão e propagação do vírus é causada pelo contato direto entre as aves afetadas e as suscetíveis. 

Certificado oficial

A vacinação permite que os criadores obtenham o Certificado Oficial de Vacinação contra Newcastle, um documento necessário para que as aves possam participar de eventos galísticos programados em todo o território nacional, bem como a mobilização e comércio desses animais.

Durante cada visita, a Senasa pede aos criadores que implementem medidas de biossegurança em suas fazendas, evitem a superlotação e melhorem as condições de reprodução, além de fornecer instalações para os vacinadores realizarem a campanha.

Redação AI
Deixe seu Recado